MAIS LIDAS
VER TODOS

Educação

Estudantes conhecem o processo de criação e desenvolvimento dos bonés

A iniciativa faz parte do projeto Bonetizando, que está sendo desenvolvido pela AME, Sivale e APL-Bonés

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.04.2024, 16:38:55 Editado em 12.04.2024, 16:38:51
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os estudantes da turma de 3º Ano da Escola Municipal Professora Marta Pereira da Silva participaram de um passeio diferente na tarde de quinta-feira (11/4). Eles visitaram a sede do grupo Lola, Super Cap e Blue Ocean Confecções, e tiveram a oportunidade de ver, na prática, como se dá o processo de criação e desenvolvimento dos bonés. A iniciativa faz parte do projeto Bonetizando, que está sendo desenvolvido pela Autarquia Municipal de Educação, o Sindicato das Indústrias do Vestuário do Vale do Ivaí (SIVALE) e o Arranjo Produtivo Local de Bonés (APL-Bonés), desde o mês de março, junto às trinta e seis escolas municipais de Apucarana.

continua após publicidade

“Apucarana é conhecida como a “Capital Nacional do Boné” porque possui um dos maiores polos de confecção desse acessório no Brasil. Atualmente, o município possui 2.200 empresas que geram 20 mil empregos, diretos e indiretos, e confeccionam em torno de quatro milhões de bonés por mês. O objetivo do projeto Bonetizando é permitir que as crianças aprendam a valorizar esse segmento que é importantíssimo para a nossa economia”, explicou o prefeito Junior de Femac.

- LEIA MAIS: Apucarana e APL bonés lançam programa Bonetizando

continua após publicidade

“Todos os estudantes matriculados nas turmas de 3º Ano, nas trinta e seis escolas da rede municipal de educação, terão a oportunidade de fazer o passeio e conhecer uma fábrica de bonés da cidade. Ontem foi o dia das crianças da Escola Professora Marta Pereira da Silva. Além da sede do grupo Super Cap, Lola e Blue Ocean Confecções, elas visitaram o Monumento ao Boné, situado na Avenida Zilda Seixas Amaral. Muito obrigada à governança do SIVALE e do APL-Bonés por abrirem as portas das indústrias para os nossos alunos", agradeceu a secretária Marli Fernandes.

Os estudantes da Escola Municipal Marta Pereira da Silva aprovaram a excursão. “Eu achei o passeio muito legal. Poder conhecer o monumento do Bonezão, que estudamos nas aulas de história, foi incrível. Visitar a fábrica também foi muito interessante porque pude ver como funciona cada parte da empresa e como eles calculam quantos bonés cabem em um tecido. Isso ajuda, inclusive, o meio ambiente", disse Matheus Oliveira Gomes.

“A visita me ajudou a entender o que a professora explicou nas aulas sobre a importância das fábricas de bonés para a economia da nossa cidade e o tanto de emprego que elas geram. Pra mim, a parte mais legal foi ver o laser cortando as peças", acrescentou o aluno Miguel Juday.

continua após publicidade

“Eu vi como cada pessoa da fábrica é importante para que tudo dê certo no processo de fabricação do boné. Adorei o presente que ganhamos no final", falou a estudante Aline Dias Mecchi.

A relação de Apucarana com o boné começou na década de 1970, quando a primeira fábrica do acessório, a Cottons, foi aberta. O município também foi responsável por transformar o boné de um simples item de proteção para o rosto em um artigo de moda que é usado por todas as pessoas, incluindo atletas, artistas e grandes personalidades.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Estudantes conhecem o processo de criação e desenvolvimento dos bonés"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!