MAIS LIDAS
VER TODOS

saúde

Enfermeiro apucaranense atuou em missão de socorro aos Yanomamis

Ele foi convocado e integrou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), entre os dias 15 de abril a 03 de maio

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.05.2023, 16:11:19 Editado em 12.05.2023, 16:11:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

No Dia Mundial da Enfermagem (12 de maio), um profissional apucaranense desta área foi homenageado pela Prefeitura de Apucarana e Autarquia Municipal de Saúde. Trata-se do enfermeiro Carlos Eduardo Arruda, lotado no Programa Estratégia de Saúde da Família (ESF). Ele foi convocado e integrou a Força Nacional do Sistema Único de Saúde (SUS), entre os dias 15 de abril a 03 de maio, numa missão especial de socorro aos Yanomamis.

continua após publicidade

A missão foi organizada pelo Ministério da Saúde visando socorrer os moradores das terras indígenas dos Yanomamis, em Roraima, região norte do Brasil. A força tarefa segue atuando no local, em favor dos indígenas – incluindo crianças – que sofrem com a desnutrição e doenças provocadas pela presença de garimpeiros, que agora estão sendo retirados da região.

Carlos Eduardo teve apoio da Prefeitura de Apucarana e da Autarquia Municipal de Saúde (AMS), representada pelo secretário de saúde, Emídio Bachiega; e o médico Odarlone Orente, superintendente da atenção básica.

continua após publicidade

O prefeito Junior da Femac também apoiou a participação do enfermeiro apucaranense na força tarefa do Sistema Único de Saúde (SUS). Ele fez questão de destacar a coragem e disposição do enfermeiro que, prontamente, se apresentou para a missão humanitária. “A atuação do Carlos Eduardo honra os apucaranenses, principalmente, pelo socorro a centenas de crianças indígenas”, assinalou Junior.

- LEIA MAIS: Equipe de enfermagem do Providência realiza momento de oração

“Atendi a convocação recebida para esta missão, trabalhando voluntariamente com os Yanomamis. O desafio foi grande, em função das necessidades extremas que os povos dessas comunidades estão passando”, comentou Carlos Eduardo Arruda.

continua após publicidade

O enfermeiro apucaranense relata que o mais surpreendente durante a missão foram as dificuldades de acesso e as condições que os indígenas se encontravam. “Doenças como malária, tuberculose e desnutrição vem alavancando a mortalidade infantil entre os indígenas, um cenário bem complexo misturando cultura e necessidade urgente de assistência”, avaliou.

O médico Odarlone Orente explica que sempre que há necessidade os profissionais – previamente inscritos para missões -, são convocados para auxiliar em forças tarefas de caráter humanitário. “A Força Nacional do SUS busca voluntários em todos os estados e municípios do Brasil, em favor de comunidades em situação de risco”, informa o médico, acrescentando que a Força Nacional do SUS tem cerca de 40 mil inscritos e, na missão junto aos Yanomamis, um enfermeiro de Apucarana foi um dos convocados.

A declaração do estado de emergência de saúde pública na terra indígena Yanomami está completando 5 meses e segue atuando, priorizando crianças e idosos. Segundo o Ministério da Saúde, mais de 6 mil atendimentos já foram prestados aos indígenas neste período pela força nacional do SUS.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Enfermeiro apucaranense atuou em missão de socorro aos Yanomamis"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!