MAIS LIDAS
VER TODOS

RUA GASTRONÔMICA

Além de som alto, moradores reclamam de sexo na rua na saída de bares

Audiência pública discutiu problemas na Rua Oswaldo Cruz, que concentra a vida noturna de Apucarana

Da Redação

·
Rua Oswaldo Cruz concentra vida noturna de Apucarana
Icone Camera Foto por Arquivo/TNOnline
Rua Oswaldo Cruz concentra vida noturna de Apucarana
Escrito por Da Redação
Publicado em 29.06.2023, 11:04:15 Editado em 29.06.2023, 11:04:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Além do som alto, moradores da Rua Gastronômica, como ficou conhecida por lei a Rua Oswaldo Cruz, em Apucarana, no Norte do Paraná, reclamam também de outros problemas com a presença de bares e restaurantes no endereço. Eles citam a prática de sexo por frequentadores desses estabelecimentos em frente às residências, além do uso de portões e muros das casas para as necessidades fisiológicas.

continua após publicidade

As reclamações foram apresentadas durante audiência pública na Câmara de Vereadores nesta quarta-feira (28) à noite. A reunião foi convocada por iniciativa dos vereadores Tiago Cordeiro de Lima (MDB) e Rodrigo Liévore Recife (União Brasil) e teve o objetivo discutir propostas para regulamentação de funcionamento dos bares na Rua Oswaldo Cruz, principalmente o som alto e os problemas de perturbação de sossego.

-LEIA MAIS: Veículo capota em rua do centro de Apucarana; veja

continua após publicidade

Representantes de todos os envolvidos, desde empresários, músicos até moradores, tiveram a oportunidade de dar sua opinião sobre o assunto, bem como apresentar sugestões. A partir desta audiência será elaborado um projeto de lei regulamentando a forma de utilização de músicas ao vivo, bem como horário de funcionamento que atenda aos interesses dos empresários do ramo e da comunidade.

O advogado Adriano Moreira Gameiro, ex-presidente da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), de Apucarana, falou em nome de 130 moradores da rua que estão finalizando a formalização de uma associação.

Ele admitiu que o desenvolvimento das cidades impõe mudanças nos planos de regulamentação, como é o caso da Rua Oswaldo Cruz, que é endereço de inúmeros bares e restaurantes, além de um parque gastronômico.

continua após publicidade

No entanto, o advogado assinalou que o desenvolvimento precisa ser controlado. “O que não pode se esquecer é que o desenvolvimento deve ser sustentável, respeitando o meio ambiente, o direito à propriedade e a legislação penal”, assinalou.

Diante disso, o advogado apresentou uma série de pontos que devem ser observados, na visão dos moradores, começando pela poluição sonora. Segundo ele, esse problema pode ser evitado com instalação de sistemas acústicos. O advogado ponderou que o projeto em discussão não contempla os moradores, já que permite som alto até certo horário. Gameiro cita como exemplo um evento que prevê som ao vivo na rua das 14h às 22h.

Ele também apontou problemas com a poluição visual (fachadas chamativas e iluminação que invade as residências); contaminação do ar com gordura e cheiro excessivo; e os problemas de falta de respeito e pudor, com cenas de sexo em frente aos portões das casas e de frequentadores que fazem suas necessidades fisiológicas nas ruas e muros da casas.

continua após publicidade

O advogado cobrou maior fiscalização da Guarda Municipal, da Prefeitura e da Polícia Militar em relação aos problemas, que, segundo ele, ferem a legislação, inclusive penal.

OUTRO LADO

continua após publicidade

O empresário Luiz Gustavo Fujiwara Leitão, sócio-proprietário do parque gastronômico localizado na Rua Oswaldo Cruz, defendeu a importância dos negócios para a economia local. Ele falou em nome dos empreendedores e admitiu a preocupação em relação aos ruídos.

“Compreendemos suas inquietações e queremos assegurar que estamos empenhados em encontrar soluções que promovam a convivência harmoniosa entre os negócios e a comunidade”, disse.

Ele sustenta que os empreendedores na área de entretenimento investiram tempo, recursos e dedicação para criar um ambiente próspero na cidade. “Esses empreendimentos são responsáveis por gerar renda, emprego e impulsionar o turismo local. No entanto, entendemos que não podemos negligenciar a qualidade de vida dos moradores, justamente por essa razão buscamos a regulamentação de horários, que nos permita continuar crescendo e aprimorando o serviço, enquanto respeitamos o direito ao sossego de todos”, disse.

Ele acrescentou que o setor está disposto a atuar de forma pró-ativa para resolver os problemas e também atuar na conscientização dos frequentadores na saída dos estabelecimentos para evitar brigas, acidentes e outros problemas. “No entanto, precisamos encontrar um meio-termo que atenda a todos”, pontuou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Além de som alto, moradores reclamam de sexo na rua na saída de bares"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!