MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Apucarana, Arapongas e Ivaiporã devem perder zonas eleitorais

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, um estudo apontando quais zonas eleitorais do Estado poderão ser fechadas, conforme

Da Redação

·
Zonas eleitorais da região podem ser fechadas. Foto: Tribuna do Norte
Icone Camera Foto por Reprodução
Zonas eleitorais da região podem ser fechadas. Foto: Tribuna do Norte
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2017, 13:15:00 Editado em 29.08.2017, 09:50:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, apresentou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, um estudo apontando quais zonas eleitorais do Estado poderão ser fechadas, conforme medidas e critérios estabelecidos por resolução do órgão federal. O documento foi entregue ao presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes.

continua após publicidade

Das 86 zonas eleitorais previstas para fechamento no Paraná, entre as 206 existentes, o estudo do TRE-PR sugere que esta medida seja adotada para somente 16. Dessas, três estão na região de Apucarana, ou sejam, nas comarcas de Apucarana, Arapongas e Ivaiporã. Todas essas comarcas ficariam com apenas uma zona eleitoral, com o remanejamento de eleitores dos municípios afetados para uma única zona. 

Deverão ser extintas a 179ª da Comarca de Apucarana, que abrange parte de eleitores de Apucarana e os de Cambira e Novo Itacolomi, com os 83.378 eleitores dessa sendo transferidos para a 28ª; a 180ª da Comarca de Arapongas, que atende Sabáudia, sendo os 5.786 eleitores transferidos para a 61ª; e a 152ª da Comarca de Ivaiporã, que atende os municípios de Ariranha do Ivaí, Jardim Alegre, Lidianópolis, de 15.145 eleitores. Os de Jardim Alegre e Lidianópolis vão para a 93ª., e os de Ariranha do Ivaí serão transferidos para a 196ª ZE de Manoel Ribas.Em outras situações, haverá apenas remanejamento de eleitores de uma comarca para outra. 

continua após publicidade

É o caso de São Pedro do Ivaí, que terá seus eleitores transferidos da 70ª ZE de Jandaia do Sul para a 132ª ZE de São João do Ivaí.O juiz da 179ª Zona Eleitoral de Apucarana, José Roberto Silvério, lamentou ontem a possibilidade de a comarcar vir a perder a 179ª. 

“Já perdemos uma e agora vamos perder mais outra, é lamentável”, disse, se referindo à 150ª que foi transferida para Santa Fé em 2013.Para dr. José Roberto Silvério, aqueles que fizeram esse estudo não levaram em conta o tamanho de Apucarana e sua importância no contexto estadual. Ele observa que Apucarana só cresce em número de eleitores, enquanto a estrutura só diminui. Isso porque deverá ter apenas um juiz, um promotor e também um só cartório eleitoral para atender a três municípios. 

“Com isso, é possível que haja uma queda na qualidade dos serviços”, afirma o juiz, que em julho mobilizou a comunidade dos três municípios numa audiência pública para defender a manutenção das duas zonas eleitorais da Comarca.Em Arapongas, o juiz da 180ª ZE, Amarildo Clementino Soares, informou ainda não ter uma avaliação do impacto da extinção de uma zona eleitoral na Comarca. Isso porque somente hoje à tarde haverá explicações do TRE-PR através de vídeo conferência.

continua após publicidade

Segundo ele, a grosso modo se prevê que haverá dificuldades na condução dos processos administrativos e eleitorais nos municípios jurisdicionados. Mas ele acredita que, dependendo da ocasião, o TRE deverá fazer remanejamento de algum juiz para auxiliar nos trabalhos.

Ariranha do Ivaí muda de Comarca
Em Ivaiporã, o chefe do Cartório da 152ª ZE, Eduardo Jorge Serra Gonçalves, não vê problemas maiores para a Comarca, mas acredita que haverá reclamação dos eleitores de Ariranha do Ivaí, que irão para Manoel Ribas.“Considerando que a maioria dos eleitores de Ariranha do Ivaí usa Ivaiporã como centro de suas atividades, creio que eles não vão gostar muito dessa mudança, mas é o que já está decidido. 

O TRE já propôs ao TSE e essa implantação deve ocorrer 60 dias a partir da data de publicação da portaria do TRE”, comenta Gonçalves.Ele explica ainda que com a mudança pouca coisa deve alterar para os eleitores de Ariranha do Ivaí. “Os locais de votação continuam os   mesmos, não muda nada. Como tem em curso o processo de biometria que ainda não aconteceu aqui, quando acontecer toda a população de Ariranha terá que comparecer ao cartório de Manoel Ribas ao invés de vir para Ivaiporã”, relata Gonçalves. (IVAN MALDONADO) 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Apucarana, Arapongas e Ivaiporã devem perder zonas eleitorais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!