MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Setor aviário cresce 70,7% em Apucarana

Em um cenário de crise econômica, a avicultura paranaense mantém um crescimento constante. A área coberta pela unidade regional de Apucarana da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é uma das principais do estado, com mais de 14,3 milhões de a

Da Redação

·
Avicultura paranaense mantém um crescimento constante.  Foto: Delair Garcia
Icone Camera Foto por Reprodução
Avicultura paranaense mantém um crescimento constante. Foto: Delair Garcia
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.08.2017, 16:48:00 Editado em 18.08.2017, 10:16:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em um cenário de crise econômica, a avicultura paranaense mantém um crescimento constante. A área coberta pela unidade regional de Apucarana da Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) é uma das principais do estado, com mais de 14,3 milhões de aves em 770 aviários. O destaque fica por conta de Apucarana, que aumentou em 70,7% o número de plantel desde 2015. Recentemente, o estado do Paraná bateu recorde de exportações de frango.

continua após publicidade

De acordo com a Adapar local, são mais de 4 milhões de aves alojadas em Apucarana. O número é 70,7% maior do que em 2015, quando o Instituto de Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) apontava a existência de 2,3 milhões de aves no município.De acordo com o mesmo cruzamento de dados, Marilândia do Sul e Rio Bom também se destacam, apresentando crescimento de 112% e 132%, respectivamente. 

Marilândia do Sul passou de 466 mil aves para 1 milhão, enquanto que Rio Bom foi de 157,8 mil para 367,2 mil.“Apesar da crise, a avicultura tem crescido muito em todo o estado, e na nossa região não é diferente. Temos aviários novos sendo construídos em bom ritmo, com novos produtores entrando no setor e, os que já estão nele, planejando construir mais aviários”, destaca a supervisora regional da Adapar de Apucarana, Alessandra Trevisan.Segundo ela, o frango de corte é uma produção intensiva, ou seja, é criado em pouca área, mas oferece alto retorno. Pequenos produtores se beneficiam disso para diversificar a produção. “Na nossa região, temos várias empresas do setor, o que incentiva o produtor. A avicultura pode ser desenvolvida em propriedades menores. 

continua após publicidade

O grande empecilho ainda é o custo inicial”, diz.Como as empresas exigem técnicas modernas para o acondicionamento das aves, o custo para a montagem de um aviário parte de R$ 600 mil. Em contrapartida, a mão-de-obra é pouco exigida.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Setor aviário cresce 70,7% em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!