Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Começam as inscrições para o exame de certificação de jovens e adultos

Loading...

EDUCAÇÃO/APUCARANA

Começam as inscrições para o exame de certificação de jovens e adultos

Começa a inscrição para o exame de certificação de jovens e adultos - imagem ilustrativa

Os interessados em fazer o Exame Nacional para Certificação de Competência de Jovens e Adultos (Encceja) podem se inscrever a partir desta semana. As provas são para pessoas que não concluíram seus estudos e agora desejam obter certificação no Ensino Fundamental ou Ensino Médio.

As inscrições vão até o dia 18 de agosto, e as provas serão aplicadas no dia 22 de outubro, um domingo. 

O site para a inscrição pode ser acessado AQUI.
É preciso fornecer o número do CPF e da identidade, um endereço de e-mail e número de celular para receber informações do Inep. Para o Ensino Fundamental é necessário ter 15 anos completos ou mais na data de realização das provas, enquanto o Ensino Médio exige 18 anos completos ou mais.
A organização é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC). As inscrições são gratuitas.


PROVAS - As provas serão aplicadas em dia 22 de outubro (um domingo), nos períodos da manhã e da tarde. Cada uma terá 30 perguntas de múltipla escolha, além de uma redação. O candidato aprovado em todas as disciplinas recebe a certificação, mas também é possível receber declaração de proficiência somente nas disciplinas em que for aprovado.

CERTIFICAÇÃO - Enquanto o Inep é responsável pela elaboração, gestão da aplicação e correção do Encceja, os certificados serão emitidos pela Secretaria de Estado da Educação e pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR). “Trata-se de mais uma oportunidade para a pessoa que, por qualquer motivo, não conseguiu concluir seus estudos no tempo certo. Com a certificação pelo Encceja ele pode dar continuidade a sua vida acadêmica e melhorar sua posição no mundo do trabalho”, afirma o chefe do Departamento de Educação Básica, Cassiano Roberto Nascimento Ogliari.

MUNICÍPIOS - As provas serão aplicadas em 49 municípios paranaenses: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Araucária, Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Campo Magro, Campo Mourão, Cascavel, Castro, Cianorte, Colombo, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Ibiporã, Lapa, Laranjeiras do Sul, Londrina, Mandirituba, Marechal Cândido Rondon, Marialva, Maringá, Matinhos, Medianeira, Paiçandu, Palmas, Palmeira, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pinhais, Piraquara, Ponta Grossa, Pontal do Paraná, Quatro Barras, Rolândia, Santo Antônio do Sudoeste, São José dos Pinhais, Sarandi, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória.A partir deste ano o Encceja volta a atender o Ensino Médio, modalidade que até 2016 era contemplada pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). 


Confira o cronograma das provas :Ensino Fundamental 

Manhã: Ciências Naturais, História e GeografiaTarde: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação e Matemática. Ensino Médio

Manhã: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias

Tarde: Linguagens e Códigos e suas Tecnologias, Redação e Matemática e suas Tecnologias. 

Confira o edital do Encceja 2017. O Inep disponibiliza material didático específico para os inscritos se prepararem para as provas.  

 Exames da EJA Online
O Paraná possui sua própria versão do Encceja, os Exames da EJA Online. Ao contrário da prova nacional, a paranaense é dividida em quatro etapas e realizada entre agosto e novembro, em quase 300 escolas da rede estadual de ensino. As inscrições para a primeira etapa terminaram esta semana, e as provas serão realizadas na quarta-feira (09).

Ambos os exames podem ser aproveitados para certificação. “O aluno pode aproveitar seus resultados nos Exames da EJA Online com outras oportunidades, como o Encceja, o Enem até o ano passado, ou a Educação de Jovens e Adultos regular”, explica a coordenadora da Educação de Jovens e Adultos, Marcia Leonora Dudeque.Mais informações na página www.educacao.pr.gov.br/eja

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias