Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Um Escritor na Biblioteca” segue instruindo jovens em Apucarana

Loading...

CULTURA

“Um Escritor na Biblioteca” segue instruindo jovens em Apucarana

“Um Escritor na Biblioteca” segue instruindo jovens em Apucarana

A Secretaria da Promoção Artística, Cultural e Turística da Prefeitura de Apucarana (Promatur) realizou nesta segunda-feira (07/08), a terceira rodada do projeto “Um Escritor na Biblioteca”. Realizado desde junho na biblioteca da praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (Praça CEU), no Jardim América, a iniciativa leva autores da literatura brasileira para bate-papos sobre suas carreiras e obras com jovens de Apucarana.

A convidada da vez foi a professora e escritora, Maria Ivete Santos Luz. Nascida em 1964, em Correia de Freitas, zona rural de Apucarana, desde menina já se encantava com as histórias de assombração, as declamações de poemas, os livros, a arte das palavras, a natureza e a vida simples das pessoas do campo. Com a mediação do diretor Cultural e de Projetos, Orisvaldo César do Santos, ela falou a uma plateia formada por adolescentes da FACHISA, entidade que mantém desde 2002 atividades associativas de defesa de direitos sociais ligadas à cultura e à arte, incluindo treinamento em desenvolvimento profissional e gerencial. “Trazer o escritor até a biblioteca significa muito, principalmente nessa nossa era tão digital. Acreditamos que ao incentivar escritores a estarem mais próximos dos seus leitores e futuros leitores, todos temos a ganhar”, pontuou Orisvaldo.

A autora contou que atuou no magistério de 1981 a 2015. Suas primeiras produções literárias foram crônicas e poemas, publicadas em 2001, no “Jornal O Radar”, em Apucarana. “Em 2004 fui organizadora da coletânea de poemas: POETEI – Colégio Estadual Prefeito Carlos Massaretto, de Apucarana. Em 2005, fui co-autora da “Coletânea de Textos: Língua Portuguesa – Sala de Apoio à Aprendizagem”. Em 2013 publiquei o livro “Unhas Vermelhas Poéticas”, onde evidencio, por meio de poemas líricos, críticos e filosóficos, a sensibilidade e o engajamento da mulher na sociedade atual”, contou.
Atualmente é titular do blog literário: “Unhas Vermelhas e Poéticas” e colaboradora do site literário: “Recanto das Letras”.

Magistério – Como professora, Maria Ivete Santos Luz foi coordenadora de Língua Portuguesa na Secretaria Municipal de Educação, professora de Língua Portuguesa e Literatura, secretária, supervisora e diretora na rede municipal e estadual de ensino de Apucarana. Estudou na Escola Municipal Pe. Antônio Vieira, no Colégio Estadual Nilo Cairo, na Faculdade Estadual de Ciências Econômicas de Apucarana (Ciências Econômicas), na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Arapongas (Letras Anglo-Portuguesa), na Universidade do Norte do Paraná (especialização em Didática e Metodologia de Ensino) e pela UEL (Universidade Estadual de Londrina)/SEED (Secretaria de Estado da Educação do Paraná) participou do PDE 2009/2010 (Programa de Desenvolvimento Educacional do Paraná), em Língua Portuguesa. Maria Ivete foi militante política e atuante nos movimentos sociais.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias