Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

 Avança implantação do novo sistema de agendamento na saúde de Apucarana

Loading...

SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE

 Avança implantação do novo sistema de agendamento na saúde de Apucarana

Hoje dia 17 de julho, (segunda-feira) representa  um marco histórico no atendimento aos usuários da rede municipal da saúde de Apucarana. A partir de hoje, a Autarquia Municipal de Saúde (AMS) coloca em operação o “Sistema Municipal de Regulação da Assistência à Saúde de Apucarana”, evitando, na prática, que os pacientes tenham que comparecer ao prédio da AMS para agendar exames e consultas com especialistas.

Todo procedimento passa a ser feito diretamente na Unidade Básica de Saúde onde o paciente foi atendido inicialmente, ou seja, no bairro onde reside. “Acabam deslocamentos desnecessários até ao prédio da AMS, o que exigia do paciente administrar seu tempo entre compromissos de trabalho e outros afazeres do dia a dia. Os benefícios serão muitos, desde evitar gastos com transporte e do esforço que muitos faziam para marcar lugar na fila mesmo antes do horário de atendimento, iniciado de segunda a sexta-feira às 7 horas”, observa o superintendente da Atenção Básica da AMS, Marcelo Viana de Castro.  

O serviço de agendamento de consultas e exames funcionava no andar térreo da Autarquia Municipal de Saúde, com uma média de 400 atendimentos ao dia. A partir de segunda feira todo serviço passa a ser feito pela Central de Regulação de Consultas e Exames que vai ocupar uma sala especial também na autarquia e reunir 15 funcionários. A comunicação entre essa equipe e as UBSs vai permitir que o usuário do SUS tenha em mãos guia do dia e local do seu exame ou consulta sem precisar se deslocar do seu bairro.
Há um mês o novo sistema de agendamento já vinha sendo utilizado, em caráter experimental e com sucesso em 10 UBSs e, a partir de segunda-feira, vai englobar todas as 30 unidades de saúde.

“Temos dificuldades e obstáculos a serem superados e peço a compreensão de toda a população, pois estamos nos esforçando diariamente para melhorar o sistema”, pondera o prefeito Beto Preto. Ele anuncia que o Município está licitando mais exames e comprando um Raio X Digital e mais equipamentos de ultrassonografia. “Teremos melhoras significativas do sistema ainda neste ano”, frisa o prefeito.  

O sistema de regulação vai integrar toda a estrutura da saúde pública, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Escola da Gestante, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro Infantil, CTA – NATA, Centro de Especialidades de Apucarana (CEMA), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Estratégia Saúde da Família (ESF). “Nossa prioridade é facilitar o acesso dos usuários do SUS e se preparar para garantir um sistema de saúde mais resolutivo”, frisa Beto Preto.
 
VIA ÚNICA -
O Sistema Municipal de Regulação de Apucarana passará a ser a única via de autorização, agendamento e controle dos serviços de saúde pública no município. “A finalidade é aprimorar o acesso aos procedimentos disponibilizados na Atenção Primária e de Média a Alta complexidade”, destaca o diretor presidente da AMS, Roberto Kaneta.
Segundo Kaneta, o resultado prático esperado é significativo como o de evitar perdas (no caso do não comparecimento do paciente na consulta no dia agendado), de organizar as listas de espera por risco e vulnerabilidade, e ainda de reduzir o tempo para realização dos procedimentos, ou seja, o período para o usuário ser atendido fica menor.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias