Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Conselho de Segurança divulga orientações para evitar sequestro de crianças e adolescentes

Loading...

APUCARANA

Conselho de Segurança divulga orientações para evitar sequestro de crianças e adolescentes

O Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), divulgou uma série de orientações para pais no intuito de evitar desaparecimento e sequestro de crianças e adolescentes. De acordo com a presidente do Conseg, Ana Maria Shmidt quando não acabam em morte da criança, o sequestro pode gerar inúmeros traumas em quem sofreu a violência e também os familiares. 

"Por isso todo cuidado é pouco. Basta um único momento de descuido e tudo pode acontecer. Cuide do seu maior bem aqui na terra, seus filhos", destaca Ana. 

Abaixo seguem recomendações básicas para segurança de nossas crianças e adolescentes:

- Evitar ir sozinho à escola. A companhia de um adulto é sempre necessária. 

- Não aceite nada de desconhecidos (doces, balas, chicletes). 

- Conte sempre com a ajuda de policiais ou segurança da própria escola. 

- Quando estiver dentro de veículo, mantenha o pino da porta abaixado. 

- Quando estiver esperando transporte para a escola, ou quando voltar à casa, evite os pontos de parada escuros ou sem movimento. 

- Não acredite em recados de estranhos como se estivessem trazendo recado de familiares. 

- Caso se sinta seguido por algum estranho, entre na primeira casa habitada e peça socorro. 

- Se alguém o atacar, grite, esperneie e faça muito barulho pedindo ajuda. 

- Se for abordado na rua o agredirem para tomarem sua mochila ou tênis, entregue o que pedem. Quando puder peça ajuda à polícia. 

- Nunca se aproxime de algum veículo quando te oferecerem carona ou pedirem alguma informação. Não dê atenção e afaste-se. 

- Se estiver desacompanhado e alguém o incomodar, grite bastante para chamar a atenção, principalmente se quiserem pegar no seu corpo. 

- Se você ainda não consegue guardar na memória o seu endereço ou o telefone de sua família, peça que os escrevam em um cartão e carregue-o sempre com você.

- Caso precisar de ajuda, procure um policial.

Recomendações para os pais.

- Quando for levar seu filho à escola, entregue-o somente ao monitor da escola na entrada. Caso utilize de serviço de transporte, informe-se muito bem sobre o condutor, pegando informações com outros pais e professores da escola. 

- Portas e travas de carros sempre fechados. 

- Apresente seus filhos aos policiais do seu bairro, torne-os seus amigos e conhecidos.

- Toda criança deve saber seu endereço, telefone, nome dos pais, ou responsáveis, ou de quem vai buscá-la na escola.

- Sempre oriente seu filho a andar em grupo em qualquer trajeto e longas caminhadas. Nunca andar sozinho em locais isolados próximos à escola. 

praia, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que ofereçam doces, sorvetes, chocolates ou refrigerantes. Esse é um recurso muito usado por pedófilos, maníacos, sequestradores e tarados. Oriente-os a gritarem muito por socorro e chamarem a polícia. 

- Esclarecer desde a infância sobre os perigos das drogas e consequências. 

- Más companhias conduzem ao crime e às drogas. Converse com os amigos de seus filhos, conheçam seus pais e o ambiente que eles frequentam (clubes, festinhas, casas de jogos eletrônicos etc.).

- Ensine seus filhos a não aceitarem nada de estranhos nem darem atenção a eles. 

- Evite parar em fila dupla e não demore no embarque ou desembarque. 

- Fale aos filhos que não aceitem convites de estranhos para entrarem em carros, ir à

"Converse com os pais dos amigos de seus filhos, e façam o grupo da vez, quando os mesmos vão a alguma festa. Um pai leva, outro busca. Não cansa, e você sabe onde seu filho irá estar", orienta.


O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias