Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Apucarana tem maior índice de implantes dentários do SUS

Loading...

APUCARANA

Apucarana tem maior índice de implantes dentários do SUS

Apucarana realizou quase 20 mil implantes (Foto: Divulgação)

O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), de Apucarana, é referência nacional em implantes dentários pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O município, que começou a ofertar o serviço em 2013, já realizou 19.528 implantes em 4.857 pacientes. Levantamento feito junto ao portal DataSus aponta Apucarana como o município com maior número de procedimentos realizados em 2017 em todo Brasil. De janeiro a abril deste ano foram 2.901 implantes, o que corresponde a 42% dos procedimentos realizados em todo território nacional. 

Já em relação ao Paraná, o número de implantes representa 84% dos 3.442 procedimentos via SUS. No ranking do SUS, além de Apucarana, destaca-se o município Paranavaí, com 477 procedimentos, o que o coloca em quarto lugar na oferta de implantes dentários. O Centro de Especialidades Odontológicas de Apucarana entrou em funcionamento em maio de 2013 e, no ano seguinte, passou a ser referência do Estado. No primeiro ano, 835 pessoas foram atendidas. Em 2016, 1.185 foram beneficiadas pelo programa, o que corresponde a um aumento de 41%. Já em fevereiro deste ano, o serviço de implantodontia foi ampliando para pacientes da 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana e também para a 22ª RS de Ivaiporã, que somam 33 municípios.

Segundo a Autarquia Municipal de Saúde (AMS), para atender os municípios mais distantes, o serviço é oferecido também aos sábados e feriados. Mais de 440 pacientes de nove municípios da região já foram atendidos, com previsão de realização de 1,7 mil implantes, segundo levantamento da AMS, apresentado ontem na reunião da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi).

A ampliação da oferta de serviços para pacientes de outros municípios foi um dos assuntos tratados na reunião de prefeitos da entidade, que é presidida pelo prefeito de Apucarana, Beto Preto. Durante a reunião, ele reforçou o convite para prefeitos e secretários de saúde presentes encaminharem pacientes ao município. “Apucarana hoje já é o maior polo de serviços de implantodontia do SUS do país”, afirmou o prefeito, que anunciou também a ampliação do CEO.


Por conta da demanda, a prefeitura está ampliando a estrutura do centro com reforço de 15 novos consultórios odontológicos - hoje são oito.

“Conseguimos recursos com Ministério da Saúde para licitar quinze novos gabinetes odontológicos que já estão em processo de aquisição e já pensamos uma ampliação do espaço físico e atendimento”, afirma o coordenador da Odontologia da AMS, Cezar Verona. Atualmente, o CEO funciona diariamente e aos sábados e feriados. Há estudos para ofertar atendimento também aos domingos. (COLABOROU ADRIANA SAVICKI)

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias