Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

“Terra Forte” atinge 50 toneladas de alimentos para merenda escolar

Loading...

AGRICULTURA

“Terra Forte” atinge 50 toneladas de alimentos para merenda escolar

“Terra Forte” atinge 50 toneladas de alimentos para merenda escolar

 A Prefeitura de Apucarana, por meio da Secretaria da Agricultura e o Programa Terra Forte, já recebeu dos agricultores familiares, que aderiram à iniciativa, mais de 50 toneladas de alimentos, entre frutas e hortaliças, produzidas no período de junho de 2016 a junho de 2017. A contrapartida do Município foi a entrega de lotes de calcário, fosfato e mudas frutíferas.

O programa vem se desenvolvendo gradativamente e de maneira satisfatória, contribuindo para enriquecer a alimentação escolar com uva, goiaba, banana, morango, maracujá e figo. Também chegam às escolas legumes e hortaliças, além de outras frutas dos produtores, como pagamento pelos insumos e mudas recebidas do “Terra Forte”.
O secretário de agricultura, José Luiz Porto, estima que o Município ainda tem a receber da agricultura familiar nos próximos meses, cerca de 70 toneladas de frutas e hortaliças. Ele lembra que o programa nasceu do apelo das próprias crianças, ao então candidato a prefeito, o médico Beto Preto. “Isso aconteceu durante as suas andanças nos bairros e vilas da cidade, quando as crianças pediam por frutas no cardápio da merenda escolar”, relata Porto.
O prefeito Beto Preto assinala que, atualmente, dentro do projeto, estão implantadas oito variedades de frutas e mais duas (abacate e atemóia) devem ser incluídas nos próximos meses. “Além das mudas frutíferas, temos planejada a distribuição de mais seiscentas toneladas de calcário aos produtores, com o objetivo de corrigir o solo e assegurar uma boa fertilização e produção”, anuncia o prefeito.
Segundo ele, a meta é diversificar a produção, criando uma nova alternativa de renda à agricultura familiar. “Ao mesmo tempo, vamos continuar recebendo lotes de frutas e hortaliças para incrementar a alimentação das crianças nas escolas municipais”, comenta Beto Preto.
A equipe da Secretaria da Agricultura, conforme frisa o secretário José Luiz Porto, faz questão de agradecer a todos os produtores que acreditaram e firmaram parceria com a prefeitura, por meio do Programa Terra Forte. “Também expressamos nossos agradecimentos às nutricionistas Jaqueline de Oliveira, Laryssa Kapasi e Deise Figueiredo, que integram o Departamento de Merenda Escolar, da Autarquia Municipal de Educação (AME) e que completam essa parceria de sucesso”, conclui Porto.
 

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias