Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Vereadores e servidores se mobilizam em campanha de doação de sangue

Loading...

SOLIDARIEDADE

Vereadores e servidores se mobilizam em campanha de doação de sangue

Vereadores e servidores se mobilizam em campanha de doação de sangue

Em ato de solidariedade, vereadores e servidores da Câmara Municipal fizeram nesta segunda-feira (12/06) doação de sangue ao Hemonúcleo Apucarana. O ato faz parte do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado na quarta-feira (14/06), e da campanha que o órgão vem intensificando durante todo o mês de Junho.

“Estamos fazendo uma campanha de intensificação e conscientização da importância da doação de sangue e ao mesmo tempo aproveitamos para agradecer os doadores que vêm com freqüência ao Hemonúcleo. Por mês temos 400 doadores que chamamos de fidelizados”, explica Claudete Ayame Omotto, diretora do Hemonúcleo Apucarana.

Segundo ela, com esse movimento em toda a cidade e região as doações deverão ser ampliadas. “Estamos atendendo 100% SUS na área de hemoterapia. Isso compreende Apucarana e região, e também Arapongas. Desde agosto de 2016 estamos atendendo a Santa Casa de Arapongas e a partir de março deste ano atendemos também o Honpar (Hospital João de Freitas). Eles realizam de 5 a 6 cirurgias cardíacas por dia e realizam de 6 a 10 transfusões/dia totalizando uma média de 1.200 transfusões/mês”, esclarece Claudete.

 O servidor Márcio Adriano, explica que “resolvi fazer a doação já, porque com a proximidade do inverno sabemos que cai o número de doadores e essa semana também temos o Dia Mundial do Doador. É um gesto simples, mas de grande importância e que pode salvar muitas vidas. E o mais importante é que podemos fazer a doação quatro vezes ao ano”, destaca.

AGENDAMENTO DE HORÁRIO

Claudete explica que é importante o paciente que for fazer a doação, ligar com antecedência e agendar o horário. “Como estamos com atividades em todos os municípios da Regional de Saúde com a realização de palestras, blitz e outras ações para que as pessoas venham até o Hemonúcleo para fazer a doação, pedimos que as pessoas agendem com antecedência para não ficarem aguardando. Para mais informações os interessados podem ligar no (43) 3420 4200”.

Os horários de atendimento são:

- Segunda-feira das 13hs às 16h30;

- Terça-feira das 08hs às 11h30 e das 13hs às 16h30;

- Quarta-feira: das 08hs às 11h30;

- Quinta-feira: das 08hs às 11h30- 13hs às 16h30 e

- Sexta-feira das 13hs às 16h30.

O Hemonúcleo Apucarana fica na Rua Antônio Ostrenski, 03 - próximo ao Lagoão e SAMU.

REQUISITOS BÁSICOS PARA DOAR SANGUE

» Estar em boas condições de saúde.
» Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos
» Pesar no mínimo 50kg.
» Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
» Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
» Apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).
Impedimentos temporários
» Resfriado: aguardar 7 dias após desaparecimento dos sintomas.
» Gravidez
» 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana.
» Amamentação (se o parto ocorreu há menos de 12 meses).
» Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação.
» Tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
» Situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias