Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ônibus da Sanepar leva educação ambiental a colégios em Apucarana

Loading...

ÁGUA E SANEAMENTO

Ônibus da Sanepar leva educação ambiental a colégios em Apucarana

Um ônibus temático da Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) está levando atividades de educação ambiental a colégios e escolas escolas de Apucarana. Batizado como Eco Expresso Sanepar, o veículo foi especialmente preparado para incentivar crianças e adultos a compreenderem o ciclo da água, desde a nascente de um rio até a sua disposição final na forma de esgoto tratado.

“A intenção da empresa é aproximar a população dos conceitos de sustentabilidade e de preservação ambiental, de forma simples e lúdica. O ônibus é um centro de educação ambiental itinerante e faz parte do trabalho permanente de educação ambiental da Sanepar”, detalha a gerente de educação ambiental da Sanepar, Lilian Pérsia de Oliveira.

Objetivo da intenção da Sanepar é aproximar a população dos conceitos de sustentabilidade e de preservação ambientalFoto: José Luiz Mendes

O Eco Expresso Sanepar iniciou suas atividades em 2014 e desde lá percorreu mais de 90 cidades do Paraná, sempre com a proposta de incentivar os cuidados com a preservação do meio ambiente. A visita é guiada por um educador ambiental. Podem participar de 25 a 30 pessoas por vez. Cerca de 100 mil pessoas já visitaram as maquetes no interior do ônibus.

Temas
Uma grande e detalhada maquete na parte interna permite visualizar a captação da água em mananciais superficiais e subterrâneos ao tratamento que é feito antes de chegar às casas. Ela traz, ainda, elementos para o aprendizado sobre mata ciliar, coleta e tratamento de esgoto, resíduos sólidos urbanos e energias renováveis (como a energia produzida a partir de estação de tratamento de esgoto).

Alunos mostraram muito interesse nas palestras de educação ambiental
Foto: José Luiz Mendes

Em Apucarana, o Eco Expresso Sanepar esteve ontem (4) no Colégio Estadual Padre José de Anchieta, no Jardim Trabalhista e hoje n(5) a visita é ao Colégio Estadual Alberto Santos Dumont, no centro da cidade. 

Opinião de diretores
O diretor do Colégio Anchieta, professor Licínio Martins Ramos da Silva, observa que esse tipo de iniciativa enriquece o conhecimento do alunos. "A questão da água e do saneamento é muito importante. A própria Campanha da Fraternidade deste ano tem como tema  “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida”, ressalta Licínio.

Eco Expresso Sanepar, o veículo foi especialmente preparado para incentivar crianças e adultos a compreenderem o ciclo da água - Foto: José Luiz Mendes

Já a diretora do Colégio Santos Dumont, professora Evelyn Partyka, avalia que o Eco Expresso Sanepar tem relevante importância no sentido de que os alunos saibam como é trabalhoso todo o processo de captação e tratamento de água até a destinação do esgoto. "Assim podemos despertar a consciência dos alunos sobre a importância de não desperdiçar água e ainda sobre a importante função que representa o saneamento básico para evitar poluição, com reflexo direto na questão da Saúde Pública", completa Evelyn.

Agendamento
Interessados em receber a visita do ônibus em 2017 podem manter contato para agendamento pelo e-mail visitas@sanepar.com.br

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias