MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Prefeito de Apucarana assina decreto que institui a regulação da saúde 

O prefeito Beto Preto assinou hoje (5) o decreto que institui o Sistema Municipal de Regulação da Assistência à Saúde de Apucarana.  “Vamos criar uma sala de regulação na Autarquia Municipal de Saúde que irá autorizar todas as consultas, exames e demais p

Da Redação

·
Prefeito, Beto Preto, e diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta. Foto: Assessoria
Icone Camera Foto por Reprodução
Prefeito, Beto Preto, e diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta. Foto: Assessoria
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.04.2017, 10:15:00 Editado em 06.04.2017, 16:41:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O prefeito Beto Preto assinou hoje (5) o decreto que institui o Sistema Municipal de Regulação da Assistência à Saúde de Apucarana.  “Vamos criar uma sala de regulação na Autarquia Municipal de Saúde que irá autorizar todas as consultas, exames e demais procedimentos. Nossa meta é reduzir deslocamentos inúteis dos usuários do Sistema Único de Saúde, com foco num funcionamento melhor no âmbito da saúde”, anuncia o prefeito Beto Preto.

continua após publicidade

De acordo com ele, o sistema de regulação, vai integrar toda a estrutura da saúde pública, incluindo o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Unidade de Pronto Atendimento (UPA),  Escola da Gestante, Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Centro Infantil, CTA – NATA, Centro de Especialidades de Apucarana (CEMA), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) e o Estratégia Saúde da Família (ESF). 

“Nossa prioridade é facilitar o acesso dos usuários do SUS e se preparar para garantir um sistema de saúde mais resolutivo”, frisa Beto Preto. 

continua após publicidade

O Sistema Municipal de Regulação de Apucarana tem a finalidade de aprimorar o acesso aos procedimentos disponibilizados na Atenção Primária e de Média a Alta complexidade. O resultado prático esperado é significativo como o de evitar perdas (no caso do não comparecimento do paciente na consulta no dia agendado), de organizar as listas de espera por risco e vulnerabilidade, e ainda de reduzir o tempo para realização dos procedimentos, ou seja, o período para o usuário ser atendido fica menor. 

O Sistema Municipal de Regulação será, portando, a única via de autorização, agendamento e controle dos serviços de saúde pública no município. O novo mecanismo será implantado na prática com o início da operação do sistema informatizado para agendamento de exames e consultas, previsto para acontecer dentro de 60 a 90 dias. A implantação do sistema, afirma o diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, vai acabar com a necessidade do usuário do SUS ir até ao prédio da AMS para agendar consultas e exames.

“O agendamento será feito na própria Unidade Básica de Saúde onde a consulta foi realizada”, explica Kaneta. Assim que o novo sistema for implantado, os profissionais envolvidos no atendimento da atenção básica de saúde, como agentes comunitários de saúde, técnicos, enfermeiros e médicos das UBS passarão aos usuários toda orientação do novo procedimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Prefeito de Apucarana assina decreto que institui a regulação da saúde "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!