Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Servidores de Apucarana terão 6% de reajuste salarial

Loading...

AUMENTO CONFIRMADO

Servidores de Apucarana terão 6% de reajuste salarial

O prefeito de Apucarana, Beto Preto, voltou a se colocar à disposição do sindicato para novas rodadas de concessão de avanços funcionais - Foto: Edson Denobi

A Prefeitura de Apucarana e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Apucarana e Região (Sindspa) chegaram nesta quarta-feira (15/02) a um acordo sobre o percentual do reajuste que será concedido aos servidores efetivos já a partir da folha de pagamento de fevereiro. Após duas rodadas de negociação, o percentual acordado ficou em 6% e representa um ganho real de 0,56% em relação à inflação do INPC (Índice Nacional de Preço ao Consumidor) acumulada nos últimos 12 meses, que foi de 5,44%. Os cargos em comissão, também conhecidos como funcionários de confiança, não terão reajuste neste ano. 

Nas tratativas, o Sindspa solicitava no mínimo 7% e a prefeitura, com base em um levantamento de impacto financeiro feito pela Secretaria Municipal da Fazenda, propôs inicialmente conceder somente a reposição da inflação de forma parcelada, em quatro vezes. “O meu maior desejo era o de conceder 30% a todos os nossos servidores, mas não podemos deixar de analisar o momento econômico em que vivem os Municípios, os Estados e o País. Fizemos os estudos necessários, os cálculos de impacto e diante da projeção de um ano ainda mais difícil do que foi 2016, onde existe a expectativa de queda da arrecadação e um cenário de recessão sem precedentes a partir do meio do ano, não podemos conceder algo que, mais à frente, não teríamos como pagar. E para nós, o salário do servidor é algo sagrado, tem que ser pago em dia”, ponderou o prefeito Beto Preto. 

Ele lembrou ainda que, devido a gestões temerárias do passado, a Prefeitura de Apucarana carrega uma dívida histórica que também impede a concessão de um reajuste maior neste momento.“Temos este limitador, precatórios judiciais que absorvem mensalmente uma grande fatia de recursos municipais. É uma dívida estratosférica que nos faz trabalhar sempre no limite”, argumentou o prefeito que citou ainda a recente reforma administrativa. “Dentro deste cenário de austeridade estamos cortando na carne e, neste novo mandato, já extinguindo 120 cargos em comissão dentro de um novo sistema administrativo e vamos trabalhar sempre no mínimo necessário para continuar fazendo com que a roda dos encargos trabalhistas gire da melhor forma possível, equilibrada”, anunciou. 

O ganho real de 0,56% em relação ao acumulado da inflação INPC nos últimos 12 meses, representa um acréscimo de cerca de R$70 mil mensais à folha de pagamento municipal. Após o fechamento do acordo, o presidente do Sindspa, André Joaquina, disse que embora não seja o reajuste esperado pela categoria, foi o possível dentro da atual conjuntura. “Não era o que almejávamos, mas diante da situação que enfrenta o país e do que foi apresentado pela administração municipal, temos que concordar que neste momento é o que foi possível ser concedido. E é importante salientar que não houve perda para o servidor. Além da reposição da inflação, tivemos ainda um pequeno ganho real. E sempre que o servidor não tiver perdas, temos que entender que foi uma boa negociação, sem contar com o fato de que a proposta inicial da prefeitura era de pagar apenas os 5,44% da inflação dos últimos 12 meses, de forma parcelada e em quatro vezes”, pontuou Joaquina. 

Ele lembrou que a base do Sindspa engloba ainda as cidades de Rio Bom e Marilândia do Sul, que têm datas-base de negociação diferentes da de Apucarana. “Em Marilândia ainda não tivemos o debate, mas em Rio Bom, por exemplo, onde foi concedido 7% de reajuste, o ganho real foi menor (0,42%) que o de Apucarana, pois o INPC acumulado na data-base deles foi de 6,58%”, comparou.

Foto: Edson Denobi

Prefeito à disposição
O sindicalista relatou ainda que durante as rodadas de negociação salarial o prefeito Beto Preto voltou a se colocar à disposição do sindicato para novas rodadas de concessão de avanços funcionais. “Lembramos aos servidores que estamos à disposição na sede do sindicato para intermediar as demandas junto à administração municipal. Diariamente eu, e outros membros da diretoria também percorremos os locais de trabalho para ouvir os trabalhadores. Quem desejar pode solicitar a nossa presença pelos telefones 3122-0987 e 3122-404”, finalizou Joaquina.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 21/02

CARLOS FRANCISCO DA SILVA, 57 anos
JECYR MASTRO, 91 anos
DULCINEIA RODRIGUES, 37 ANOS
MARIA DE FÁTIMA DA SILVA, 63 ANOS

IVAIPORÃ
ADON SCHMIDT DE OLIVEIRA, 63 ANOS

JANDAIA DO SUL 21/02

GERALDA GARCIA DE OLIVEIRA, 74 anos
CARLOS ORTIS SANCHES, 63 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1904 · 18/02/2017

12 15 18 21 51 56