Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Nova tubulação evitará inundações na região do Parque Biguaçu

Loading...

APUCARANA

Nova tubulação evitará inundações na região do Parque Biguaçu

A empresa contratada pela prefeitura de Apucarana iniciou nesta semana a implantação de 120 metros de tubos, entre as ruas Bandeirantes e José Cardoso Sobrinho. Devido ao entupimento da galeria, moradores da região e o Centro Municipal de Educação Infantil Irmã Dulce sofreram recentemente com inundações. A obra, que levará entre 10 e 15 dias para ser concluída, exige investimentos de R$ 182 mil. 

Foto: José Luiz Mendes

prefeito de Apucarana, Beto Preto, determinou urgência na identificação e na solução do problema. “Solicitei agilidade e que fossem tomadas todas as medidas e ações técnicas de segurança necessárias para resolução e prevenção de futuros problemas”, frisa Beto Preto. Conforme o engenheiro civil Herivelto Moreno, secretário municipal de Obras, foi necessário fazer uma escavação de 8,5 metros de profundidade para verificar onde a tubulação estava danificada. “Depois, enfrentamos o período de chuvas e houve atraso com os tubos de concreto, pois não havia para pronta entrega”, relata. 

Foto: José Luiz Mendes

Detalhes da obra
De acordo com ele, as galerias para o escoamento da água das chuvas têm o diâmetro de 1,50 metros e, ao longo da nova rede, serão construídas três caixas de passagem de concreto armado. “Por questões de segurança, pois duas residências foram interditadas pela Defesa Civil neste local, optamos em não tentar desentupir os tubos e sim implantar uma nova tubulação de desvio, a cinco metros de distância da antiga”, explica Herivelto. 

Foto: José Luiz Mendes

Por causa das obras e da possibilidade de enxurradas, as atividades no CMEI Irmã Dulce continuam paralisadas. “Estamos trabalhando com afinco para restabelecer a normalidade nesta região da cidade. Se o tempo colaborar, acreditamos que dentro de 10 dias a nova rede estará implantada”, prevê Herivelto, acrescentando que posteriormente será necessário aterrar o local onde a obra está sendo executada.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias