Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Biblioteca Municipal de Apucarana ganha prêmio nacional

Loading...

RECONHECIMENTO

Biblioteca Municipal de Apucarana ganha prêmio nacional

Biblioteca acaba de ser selecionada entre as Cinco Melhores Praticas em Bibliotecas Públicas do País. Foto: Assessoria

A Biblioteca Pública Monteiro Lobato de Apucarana acaba de ser selecionada entre as “Cinco Melhores Praticas em Bibliotecas Públicas do País” e recebeu como prêmio um projetor multimídia e uma tela retrátil. A seleção aconteceu através do concurso “Reconhecimento RECODE” de Boas Práticas em Bibliotecas Públicas pelo Brasil, promovido pela Organização  Social RECODE, que é financiada pela Fundação Bill e Melinda Gates. Trata-se de um concurso nacional, no qual participaram 28 bibliotecas públicas integrantes do programa RECODE em Bibliotecas Públicas. 

Entre os programas desenvolvidos pela Promatur na biblioteca, a premiação nacional foi conquistada através do Curso de Arte Urbana e Grafite. A atividade foi oferecida naquele espaço durante os meses de agosto e setembro. Foram 3 turmas de 20 alunos cada, com  idade entre 10 e 16 anos. 

O curso envolvia aulas práticas e teóricas, duas vezes por semana. Nas teóricas, os alunos acessavam a Internet procurando informações sobre história da arte, modelos e estilos de arte urbana, e inspirações para realizações dos trabalhos. Já as aulas práticas, faziam esboços de grafite em papel sulfite e posteriormente grafitavam espaços públicos. 

A iniciativa teve como objetivo o desenvolvimento social e a cidadania, ensinando jovens e adolescentes a arte urbana e o grafite, bem como o resgate social e a preservação do patrimônio público e privado. 

No projeto foram utilizadas as máquinas recebidas pelo Projeto RECODE Bibliotecas, e a internet oferecida gratuitamente para a Biblioteca Pública Monteiro Lobato pela Persis Informática. 

Revolução
Em 2016, a Secretaria Municipal de Promoção Artística, Cultural e Turística (Promatur), revolucionou as atividades realizadas na Biblioteca Pública Monteiro Lobato. O espaço passou por uma transformação na disposição de móveis, no atendimento ao leitor, bem como no oferecimento de 10 máquinas para pesquisas no acesso gratuito e livre a internet.

Segundo a secretária da Promatur, Maria Agar, as atividades na biblioteca ganharam parcerias das secretarias e autarquias municipais da Educação, Saúde, Mulher e Assuntos da Família, Assistência Social, além do Núcleo Regional da Educação e da Persis Informática.  

Ainda em 2016, foram desenvolvidos outros programas na Biblioteca Pública Monteiro Lobato, com a oferta de cursos de Informática Básica para Adultos; de Geogebra (Matemática Básica); Acesso Livre a Internet; e visitas naquele espaço supervisionadas com Centro de Capacitação Psicossocial (CAPS) e escolas municipais.

O prefeito Beto Preto apoiou as mudanças e melhorias colocadas em prática na biblioteca da Praça do 28, bem como a iniciativa do curso de arte urbana e grafite. “Estou muito feliz com o reconhecimento deste trabalho e a premiação recebida por Apucarana”, disse o prefeito.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 27/02

MARCELO BUCCI, 50 ANOS

SÃO JOÃO DO IVAÍ
NAIR L. SANTOS, 72 ANOS

CAMBIRA 27/02

ALAIDE ALVES DE JESUS, 78 ANOS

KALORÉ
CLAUDINEI GOMES, 42 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1907 · 25/02/2017

03 25 35 38 44 48