MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Cresce procura por vacina contra febre amarela em Apucarana

A notícia de um surto de febre amarela em Minas Gerais, Espírito Santo e no interior de São Paulo tem levado dezenas de pessoas a procurarem as salas de vacinação da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, para a imunização contra a doença. A crescente

Da Redação

·
Notícias de surto da doença em outras regiões do País levou dezenas pessoas às salas de vacinação em Apucarana  - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Notícias de surto da doença em outras regiões do País levou dezenas pessoas às salas de vacinação em Apucarana - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.01.2017, 15:44:00 Editado em 20.01.2017, 00:05:31
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A notícia de um surto de febre amarela em Minas Gerais, Espírito Santo e no interior de São Paulo tem levado dezenas de pessoas a procurarem as salas de vacinação da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana, para a imunização contra a doença. A crescente procura surpreendeu o Departamento de Epidemiologia, mas há estoque suficiente de vacina para atender à demanda. Somente poderão ser vacinadas as pessoas que ainda não tomaram a segunda dose e, para tanto, devem apresentar a carteira de vacinação.

continua após publicidade
Cresce procura por vacina contra febre amarela em Apucarana
Foto por Reprodução

O diretor-presidente da AMS, Roberto Kaneta, deixou claro que o Paraná é área livre da febre amarela, “mas pessoas que pretendem viajar para as áreas de risco devem receber a vacina”. Segundo Kaneta, “para garantir a imunidade são necessárias pelo menos duas doses ao longo da vida, sendo que o reforço é aplicado 10 anos após a primeira dose”. 

continua após publicidade

“Quem tomou as duas doses já está imunizado contra a doença”, frisa o diretor da AMS. O enfermeiro Luciano Pereira da Silva, coordenador do Departamento de Epidemiologia, destaca que “todas as unidades de saúde, onde existem salas de vacinação, têm vacina suficiente para atender à população”. 

Pereira explica que “a vacinação é recomendada aos viajantes que se dirigem para áreas com matas e rios, e deve ser tomada até dez dias antes da viagem para que o organismo possa produzir os anticorpos necessários”.   

Cresce procura por vacina contra febre amarela em Apucarana
Foto por Reprodução
continua após publicidade

A doença
febre amarela é uma doença infecciosa causada por um vírus e transmitida por mosquitos. A infecção pode ser categorizada de duas formas: febre amarela urbana, quando é transmitida pelo Aedes aegypti; ou febre amarela silvestre, quando transmitida pelo Haemagogus e Sabethe. 

Aguda e hemorrágica
A doença é considerada aguda e hemorrágica e recebe este nome, pois causa amarelidão do corpo (icterícia) e hemorragia em diversos graus. Apesar de ser considerado um vírus perigoso, a maioria das pessoas não apresenta sintoma e evolue para a cura. A febre amarela pertence à classificação das arboviroses, tendo várias diferenças entre a dengue e ao Zika vírus, apesar de pertencerem à família dos Flavivírus.

As informações são da Autarquia Municipal de Saúde de Apucarana

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Cresce procura por vacina contra febre amarela em Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!