MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Hospital da Providência celebra 70 anos  de atividades

Em 2017 o Hospital da Providência celebra o 70° aniversário de prestação de serviços hospitalares para a população de Apucarana e região. As ações alusivas à data serão iniciadas com uma missa em ação de graças, realizada na Catedral Nossa Senhora de Lour

Da Redação

·
Equipes médicas fizeram a captação múltipla de órgãos de um jovem de 17 anos, que morreu no Hospital da Providência, em Apucarana - Foto: Divulgação
Icone Camera Foto por Reprodução
Equipes médicas fizeram a captação múltipla de órgãos de um jovem de 17 anos, que morreu no Hospital da Providência, em Apucarana - Foto: Divulgação
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2017, 20:25:00 Editado em 16.01.2017, 20:48:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Em 2017 o Hospital da Providência celebra o 70° aniversário de prestação de serviços hospitalares para a população de Apucarana e região. As ações alusivas à data serão iniciadas com uma missa em ação de graças, realizada na Catedral Nossa Senhora de Lourdes, no próximo sábado, 21 de janeiro, às 19 horas. No mesmo dia, entre às 9h e 14h, profissionais do “Providência” vão prestar atendimento ao público na “Tenda da Saúde”, instalada na Praça Rui Barbosa, em frente à Catedral. 

continua após publicidade

O evento será destinado à promoção da saúde e pretende atrair a comunidade para a comemoração da data especial.  Serão realizados atendimentos básicos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, orientação de nutricionistas e profissionais do Banco de Leite Humano. 

Também serão abordados temas relacionados à segurança do paciente no ambiente hospitalar e doação de órgãos. “O Hospital quer se aproximar da comunidade neste início de ano para fazer de 2017 um ano de celebração pela trajetória do “Providência”, que completa 70 anos. Nosso Hospital passou por muitos desafios e alegrias, sempre acompanhando ou acompanhado de perto pela população de Apucarana. Nada melhor do que nos aproximar ainda mais da comunidade que faz parte desta história”, destaca Irmã Geovana, Diretora Geral do Hospital da Providência. Entre as ações de comemoração o Hospital ainda prepara uma sessão solene junto a Câmara Municipal de Apucarana, que será realizada em 17 de fevereiro.            

continua após publicidade

Histórico do “Providência”
Quem passa pelo cruzamento da rua Rio Branco com a Nagib Daher, nem imagina que por trás do único hospital de Apucarana há 70 anos de uma rica história de dedicação, desafios e  comprometimento das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Tudo começou em 1947 como uma instituição particular, o Hospital Santa Terezinha. Este, em 1953, passou a ser administrado pela gestão municipal e intitulado Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Apucarana.  

A chegada das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo aconteceu em 1956 e marcou a administração do Hospital da Providência como é atualmente, com a primeira supervisora, Irmã Tereza Araújo. As Irmãs também trabalhavam como enfermeiras, nutricionistas, fisioterapeutas e outras ocupações.

Somente em 1970, a pedido do Bispo Dom Romeu Alberti, que a Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo recebeu a proposta e aceitou a missão de assumir o hospital que passava por grande dificuldade financeira na época. Através de uma doação da gestão municipal, as Irmãs se tornaram administradoras da unidade e a denominou Hospital da Providência, seguindo uma sugestão feita por Dom Romeu. 

continua após publicidade

A primeira diretora geral, após a Província assumir a administração, foi Irmã Cecília Mozer, que atualmente vive em Araucária. Sua gestão foi entre 1970 e 1974. Em 1975 assumiu a direção a Irmã Terezinha Tokaski que investiu em organização e planejamento dos serviços. Irmã Izilia Folador, em sua gestão nos anos de 1980 a 1990, marcou a trajetória do “Providência” com a retomada de obras de expansão, reformas de setores e modernização. 

O Hospital da Providência segue administrado pelas Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e mantêm os valores de ética, formação profissional, sustentabilidade, empatia, humanização e amor ao próximo, integridade, diálogo, sinergia, comprometimento e qualidade.   Aprimoramento dos Serviços A UTI, reinaugurada em 1999, foi projetada com recursos arquitetônicos que proporcionam maior conforto ambiente, como iluminação natural. 

Em 2006 com o encerramento das atividades do antigo Hospital Santa Helena, a pedido da gestão municipal, o “Providência” deu sequência ao serviço hospitalar materno-infantil e criou o Hospital da Providência Materno Infantil para atendimento pediátrico e obstétrico. Em 2007 foi iniciado os serviços do Centro de Oncologia com atendimento ambulatorial em especialidades, cirurgias, infusão de tratamento de combate ao câncer. 

continua após publicidade

Em 2014 o Hospital da Providência iniciou o Programa de Residência Médica que atualmente oferta quatro especialidades para profissionais já graduados em medicina. Em 2016 foi anunciado o projeto de construção da nova maternidade para abrigar o atendimento prestado pelo Hospital Materno Infantil no mesmo prédio do “Providência” e a Secretaria de Estado de Saúde anunciou investimento para custear a obra.

Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças
Desde 2012, o Hospital da Providência e mais cinco unidades no Paraná e Santa Catarina compõem o Grupo Hospitalar Nossa Senhora das Graças. Todos são dirigidos e pertencentes à Província Brasileira da Congregação das Irmãs Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo e mantém a mesma missão: Prestar atendimento com excelência, respeitando os princípios éticos e cristãos na vivência do carisma vicentino.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Hospital da Providência celebra 70 anos  de atividades"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!