Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Ucranianos ortodoxos celebram Natal no sábado

Loading...

DIFERENÇA DE DATA

Ucranianos ortodoxos celebram Natal no sábado

Igreja Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santíssima Mãe de Deus, em Apucarana - Foto: Foto: Dorotéa Tchopko

A comunidade ortodoxa ucraniana de Apucarana (norte do Paraná) celebra o Natal no sábado (7). Às 9 horas será celebrada uma missa na Igreja Ortodoxa Ucraniana Proteção da Santíssima Mãe de Deus, localizada à Rua Oreslau Saviski n° 393, em área limítrofe entre o Jardim São Pedro e o bairro da Igrejinha (veja abaixo a programação completa).

Ivan Tchopko, um dos grandes incentivadores da cultura ucraniana em Apucarana e região recentemente foi ordenado diácono, detalha que a diferença da data do Natal Ortodoxo em relação ao Ocidente se deve a diferença de calendário adotado. "Os ortodoxos seguem o calendário Juliano e os católicos o calendário Gregoriano, por isso há diferença nas datas", diz.

Ele relata que, basicamente,  o foco da celebração é o mesmo: o nascimento de Jesus. "O que muda é o rito, pois Igreja Romana segue uma liturgia mais recente, introduzida pelo Vaticano II, e nós, ortodoxos, mantemo-nos fiéis ao rito bizantino, uma liturgia com mais de 1.300 anos. A nossa liturgia é mais dramatizada, é muito cantada, tem muito movimento".

Diferença de datas
Além dos aspectos litúrgicos, a grande diferença é que a Igreja Ortodoxa mantém-se fiel ao calendário Juliano, criado por Júlio César (em 46 a. C.), que tem mais dias (14) do que o calendário gregoriano, adotado pelos católicos. Daí resulta que o dia 25 de Dezembro (dia de Natal) do calendário ortodoxo corresponde ao nosso 7 de Janeiro.  

Visitas
Ivan Tchopko acrescenta que na Ucrânia e em algumas comunidades ucranianas no Brasil,ainda há o costume de visitar as casas das famílias com um grupo de cantores (kolhidnekê) no período entre Natal até a Teofania (Yordan).

Natal da Igreja Ortodoxa Ucraniana

Programação   

06 Sexta 19:00 - Ofício de Completas com bênção de pão, vinho, trigo e óleo (véspera). 
07 Sábado 09:00 -  Divina Liturgia de Natal.
08 Domingo 09:30 - Divina Liturgia.Colonia Nova Ucrânia


Clique aqui e veja vídeo da celebração de Natal em 2016

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

MARILÂNDIA DO SUL 22/01

GENEROSA PEREIRA DO NASCIMENTO, 88 anos

ARAPONGAS 21/01

DEVANIL NAREZE, 71 ANOS

MEGA SENA

CONCURSO 1896 · 21/01/2017

03 06 14 15 21 25