Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Diocese de Apucarana lança Campanha da Fraternidade

Loading...

FOCO NO SANEAMENTO

Diocese de Apucarana lança Campanha da Fraternidade

O bispo Dom Celso Antônio Marchiori, realizou na tarde deste domingo (14/02), no Parque Municipal Jaboti, cerimônia de abertura oficial da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 na Diocese de Apucarana. Uma realização da Paróquia do Decanato de Apucarana, igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC) e entidades ligadas ao meio ambiente, o evento ao ar livre reuniu cerca de 300 fiéis de diversas denominações religiosas. O prefeito Beto Preto foi representado pelo secretário de Governo, pastor Othoniel Gonçalves. 

Foto: José Luiz Mendes


Com o tema “Casa comum, nossa responsabilidade” e lema bíblico: “Quero ver o direito brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24), a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 tem como objetivo geral “assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum”.


PROTEÇÃO 'A NATUREZA - “A partir deste evento estamos pedindo o apoio de toda a população, convidando todas as pessoas cristãs, independente de serem católica, evangélica, ou de qualquer outra, para fazerem sua parte na proteção da natureza, do meio ambiente. Afinal, todos moramos em uma casa comum. O Brasil é um país abençoado, privilegiado, mas o saneamento básico infelizmente não está entre as prioridades do poder público e por isto muito importante tratarmos deste assunto neste ano.  Precisamos cuidar da nossa água, veja a situação que estamos vivendo de epidemia de dengue, de chikungunya, de zika e outras enfermidades que tem como origem a situação lamentável que temos tratado nossa água, o nosso planeta. Precisamos lutar para uma vida melhor, não para destruir mas para aperfeiçoar a obra de Deus, a nossa casa comum”, disse Dom Celso.



Pela quarta vez, a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica. As outras três campanhas aconteceram nos anos 2000 e teve como tema “Dignidade humana e paz”, e o lema escolhido foi: “Novo milênio sem exclusões”; em 2005 sobre “Solidariedade e paz”, com o lema: “Felizes os que promovem a paz”; e em 2010, o tema foi “Economia e Vida”, com o lema “Vocês não podem servir a Deus e ao dinheiro”. Segundo a organização do evento, a motivação se fundamenta na compreensão de que, no centro da vivência ecumênica, está a fé em Jesus Cristo. 



“Este é um momento histórico para Apucarana, onde todos os cristãos estão sendo chamados para somar forças, abraçarem-se em favor de uma causa comum. E é muito importante que todos nós saibamos cuidar da criação. A preservação da natureza é uma das grandes preocupações do prefeito Beto Preto e é uma alegria para mim poder responder esta convocação, contribuindo para com a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016”, disse Othoniel Gonçalves, secretário Municipal de Governo e pastor da Igreja Presbiteriana Independente de Apucarana.

Foto: José Luiz Mendes


Saneamento - O abastecimento de água potável, o esgoto sanitário, a limpeza urbana, o manejo de resíduos sólidos, o controle de meios transmissores de doenças e a drenagem de águas pluviais são medidas necessárias para que todas as pessoas possam ter saúde e vida dignas. A combinação do acesso à água potável e ao esgoto sanitário é condição para se obter resultados satisfatórios também na luta para a erradicação da pobreza e da fome, para a redução da mortalidade infantil e pela sustentabilidade ambiental. Há que se ter em mente que “justiça ambiental” é parte integrante da “justiça social”. 

Foto: José Luiz Mendes

Segundo o relatório “Progresso no Saneamento e Água Potável – Atualização e Avaliação dos ODMs 2015”, da UNICEF e da Organização Mundial de Saúde (OMS), 2,4 bilhões de pessoas ficaram sem acesso ao saneamento melhorado no ano de 2015. O Índice de Desenvolvimento do Saneamento no Brasil foi de 0,581. Essa posição é inferior aos países desenvolvidos, mesmo frente a vários países da América do Sul. Muito embora tenhamos uma lei que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, este tema permanece um dos grandes desafios para a qualidade de vida de todas as pessoas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

ARAPONGAS 06/12

VICTOR FUGANTI, 94 ANOS

ANTÔNIO JACOMETO, 81 ANOS

GUILHERME GONÇALVES SOARES, 17 ANOS

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

MEGA SENA

CONCURSO ·