Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

​Padre explica o significado da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

Loading...

CATOLICISMO

​Padre explica o significado da Quaresma e da Campanha da Fraternidade

O padre Paulo Adriano do Amaral Fernandes (padre Paulinho), reitor do Seminário Menor e Chanceler da Diocese de Apucarana (norte do Paraná), concedeu entrevista ao TNONLINE para detalhar o significado da Quaresma e falar sobre a Campanha da Fraternidade deste ano. De acordo com o religioso, "a Quaresma é o tempo que recorda os 40 dias em que Jesus ficou no deserto e também relembra os 40 anos do Povo de Israel liderado por Moisés até a Terra Prometida". 

Padre Paulo Adriano do Amaral Fernandes (padre Paulinho), reitor do Seminário Menor


O padre Paulinho explica que a cada ano a Igreja católica tem um tempo rico em meditação, conversão, marcado por um maior silêncio em que os católicos se preparam para a grande festa da Páscoa.  "É tempo para nos arrepender de nossos pecados e de mudar algo de nós para sermos melhores e poder viver mais próximos de Cristo. Começa na Quarta-feira de Cinzas e termina no Domingo de Ramos. Ao longo deste tempo, possamos redescobrir o que é essencial para nossa vida e vivermos como verdadeiros fiéis filhos de Deus".


Conforme o religioso, "na Quaresma, Cristo nos convida a mudar de vida. A Igreja nos convida a viver a Quaresma como um caminho a Jesus Cristo, escutando a Palavra de Deus, orando, compartilhando com o próximo e praticando boas obras", pontua. 

CAMPANHA DA FRATERNIDADE - No Brasil, no tempo quaresmal a Igreja realiza, há mais de 50 anos, uma campanha que envolve quase 20 mil paróquias em mais de 5 mil municípios: a Campanha da Fraternidade. "Trata-se de um mutirão de evangelização e solidariedade.  A cada ano desde 1964 a igreja intensifica a meditação, refletindo sobre algum tema que interessa a comunidade, a sociedade. Campanhas em favor dos idoso, dos deficientes, em favor da vida, do meio ambiente, de um mundo melhor, mais solidário, mais justo.", detalha padre Paulinho. 


TEMA
- O reitor do Seminário Menor ressalta que neste ano de 2016 mais uma vez a Campanha da Fraternidade é realizada de forma ecumênica e voltada para o meio ambiente.  "Com o Tema: “Casa Comum nossa responsabilidade” se destaca por ser a 4ª Campanha eucumênica e a temática de cuidar do planeta tendo como foco o saneamento básico, que é um problema sério que envolve saúde e qualidade de vida. Nesse foco busca conscientizar a escola, a família, a comunidade como um todo. Todos juntos num objetivo comum. A conscientização com a ação, buscando resolver os problemas, envolvendo o poder público, o governo Federal, todos juntos num grande movimento rumo ao mundo melhor".

PAPA
- Padre Paulinho lembrou das palavras do Sumo Pontífice sobre a importância de preservar o meio ambiente. "Como diz o Papa Francisco “Louvemos ao Senhor, pelos bens da Natureza mas louvemos com renovado compromisso e que todos nós estejamos empenhados em zelar e cuidar de nossa casa comum!”, finaliza o Chanceler da Diocese de Apucarana.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 03/12

ALTAIR RAIMUNDO DE SOUZA, 46 anos
AMADEU FERNANDES, 58 anos

ARAPONGAS 02/12

DAVI DE SOUZA, 54 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41