Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Dia do Boné é comemorado em Apucarana, no Norte do Paraná

Loading...

DATA EMBLEMÁTICA

Dia do Boné é comemorado em Apucarana, no Norte do Paraná

Produção de bonés em Apucarana: mais de 500 empresas na cidade e geração de mais de 15 mil empregos diretos e indiretos - Foto: TNONLINE

A Governança do Arranjo Produtivo de Bonés (APL) e o Sindicato das Indústrias do Vestuário de Apucarana (região Norte do Paraná) e Vale do Ivaí (SIVALE) realizam  na quinta-feira (4) um café da manhã para celebrar o Dia do Boné, comemorado no dia 31 de janeiro.

A data foi instituída para marcar o dia da abertura da primeira empresa de bonés em Apucarana, a Cottons. O APL de Bonés comemora essa data fazendo homenagens às pessoas que fazem parte da cadeia produtiva do boné. Em anos anteriores foram homenageados os primeiros fabricantes, a primeira costureira, o primeiro serígrafo, as empresas que praticam responsabilidade social e colaboradores que tiveram ideias inovadoras. Neste ano serão homenageados os colaboradores que se destacaram no ano de 2015.

APUCARANA O boné completa mais de 40 anos de história em Apucarana, tornando-se um setor que congrega atualmente mais de 500 empresas e gera mais de 15 mil empregos diretos e indiretos. Além de autoridades municipais, o evento comemorativo, denominado “Café com Boné”, marcado para as 8 horas desta quinta-feira, na sede do SEBRAE, tem como convidados o prefeito de Apucarana, Beto Preto, empresários do setor e entidades parceiras.

Produção da Copa das Confederações foi um primeiro teste para confecções de Apucarana. (Foto: Sérgio Rodrigo)


HISTÓRIA DO BONÉ - As histórias da invenção/criação  e o próprio uso do boné divergem entre locais, datas e materiais,mas conforme o site griffecompany.com.br, o inicio deve ter sido mesmo no Egito, como quase tudo no mundo, mas o artefato usado na época era muito diferente do que temos hoje, era algo feito com couro que servia para proteger a cabeça do sol e depois virou até “marca” de tribos passando a  ser usado como um adorno.

A evolução deste chapéu para mais próximo do Cap que conhecemos veio muito tempo depois na França. A própria origem etimológica vem de um oficio de pessoas que teciam malhas que eram usadas para cobrir a cabeça. Essas pessoas eram chamadas de Boné. Uma outra versão já mais aproximada , com separação e uma aba mais acentuada tem registros de cerca de 200 anos nos mercados europeus, usados pelos trabalhadores , principalmente de açougues e tabernas.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

APUCARANA YOSHIMATSU NIKI, 99 ANOS
JOSÉ BECEL, 80 ANOS
SULINA ANTÔNIO DA SILVA, 82

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41