Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

​Farmácia Central amplia atendimento em Apucarana

Loading...

CRESCIMENTO

​Farmácia Central amplia atendimento em Apucarana

​Farmácia Central amplia atendimento em Apucarana: medicamentos gratuitos para a população - Foto: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Pacientes atendidos nas unidades básicas de saúde de Apucarana têm encontrado na Farmácia Central da Autarquia Municipal de Saúde (AMS) os medicamentos prescritos pelos médicos. Desde 2013, a administração municipal vem ampliando a lista de medicamentos, saltando de 125 em 2012 para 161 em 2015. Este volume deverá ser ampliando no decorrer de 2016, conforme estudos realizados pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, formada por médicos, farmacêuticos e dentistas. O aumento no número de medicamentos disponíveis na Farmácia Central está diretamente relacionado à quantidade de pessoas atendidas na rede de postos de saúde e que procuram a unidade.

Em 2012, a farmácia atendeu 96.311 pessoas e em 2015 alcançou 142.851. O diretor-presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Roberto Kaneta, explica que a contratação de mais médicos e dentistas, além da ampliação no atendimento de especialidades contribuiu para a necessidade de melhorar a cesta de medicamentos oferecidos aos pacientes da rede municipal de postos de saúde, além daqueles originados no Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir) e outros setores do Sistema Único de Saúde (SUS). Conforme o diretor–presidente, a Farmácia Central de Apucarana possui quase todas as classes farmacológicas para distribuição gratuita aos pacientes atendidos pelo SUS. “Os medicamentos disponíveis atendem praticamente todas as especialidades médicas, conforme o solicitado pelos profissionais que atuam no SUS”, completa Kaneta. Ele lembra que somente os pacientes oriundos da rede pública de saúde são atendidos pela Farmácia Central.

ESPAÇO – Roberto Kaneta diz ainda que o aumento da demanda obrigou a Autarquia Municipal de Saúde a ampliar a estrutura da Farmácia Central. “Antes a farmácia funcionava em uma sala do prédio da autarquia, num espaço acanhado e com poucos funcionários. Hoje o novo local dispõe de mais funcionários, equipamentos de informática e área de espera com sistema de senha, cadeiras e ambiente climatizado, além de televisão para entretenimento da clientela”, frisa o diretor presidente.  

ANÁLISE
- A farmacêutica Rosângela Mantini de Moraes, responsável pela Farmácia Central de Apucarana, afirma que o número de medicamentos oferecidos aos pacientes da rede pública de saúde é contemplado pela Relação Municipal de Medicamentos (Remume), dentro do estabelecimento pela Comissão de Farmácia e Terapêutica, formada por médicos, dentistas e enfermeiros que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo a profissional, Apucarana é um dos poucos municípios com a comissão em funcionamento. De acordo com a farmacêutica, a comissão foi instalada em 2013 e a partir da avaliação da demanda e necessidades farmacológicas são solicitadas as aquisições de novos medicamentos. “Este organismo é uma recomendação do Ministério da Saúde e desde sua implantação os profissionais – médicos, dentistas, farmacêuticos – têm contribuído para contemplar os pacientes com maior número de medicamentos”, explica Rosângela Mantini.  

NOVO PRÉDIO - A Farmácia Central de Apucarana ganhará, ainda este ano, um espaço maior para atender a crescente demanda de usuários do Sistema Único de Saúde. Um novo prédio será construído em anexo a UBS “Doutor Romeu Milani”, na Rua Osvaldo Cruz. A UBS, que serve de retaguarda a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), atendendo a demanda da área central de Apucarana, passará por reforma e ampliação, para assim abrigar a Farmácia Central. Para a execução da obra, o prefeito Beto Preto tem assegurada uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, de autoria da senadora Gleisi Hoffmann. “Estamos aguardando a liberação da emenda para lançar o processo licitatório, uma vez que o projeto arquitetônico que contempla a reforma e ampliação da UBS Doutor Romeu Milani já está pronto”, informa o prefeito.

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Últimas Notícias

OBITUÁRIO

APUCARANA 05/12

YOSHIMATSU NIKI, 99 anos

SULINA ANTONIA DA SILVA, 82 anos

JOSE BECEL, 80 anos

APUCARANA 04/12

ONOFRE CIUFFI, 78 anos
TEREZINHA ARAUJO SOARES, 69 anos
ANGELINA MENEO PALUSSIO, 91 anos 
DIONISIO REMES, 60 anos
NATIMORTO, 0 anos
LINDOLFO HEINZ, 72 anos

MEGA SENA

CONCURSO 1882 · 03/12/2016

09 10 19 35 37 41