MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Atlas Municipal ajuda a explicar lenda de vulcão sob a Catedral de Apucarana

Há, realmente, um vulcão sob a Catedral Nossa de Lourdes, em Apucarana? A resposta a essa pergunta, que integra o imaginário apucaranense há décadas, é respondida em um trabalho inédito realizado pela professora de Geografia, Maria do Carmo Carvalho Faria

Da Redação

·
Mínimas podem chegar aos 9ºC durante esta semana (Foto - Reprodução/arquivo)
Icone Camera Foto por Reprodução
Mínimas podem chegar aos 9ºC durante esta semana (Foto - Reprodução/arquivo)
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.09.2015, 07:00:00 Editado em 27.04.2020, 19:56:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Há, realmente, um vulcão sob a Catedral Nossa de Lourdes, em Apucarana? A resposta a essa pergunta, que integra o imaginário apucaranense há décadas, é respondida em um trabalho inédito realizado pela professora de Geografia, Maria do Carmo Carvalho Faria, como tese de doutorado: o Atlas Municipal Escolar Histórico, Geográfico e Ambiental de Apucarana.

O trabalho, de 151 páginas, é apresentado pela autora como a pesquisa mais completa e abrangente já realizada no município envolvendo história, geografia e ambiente. Agora, a professora negocia a utilização do atlas em todas as escolas municipais de Apucarana como ferramenta pedagógica.O vulcão não é necessariamente uma lenda, tampouco está prestes a entrar em erupção. A professora explica na pesquisa que, na verdade, o solo de Apucarana está inserido no período geológico de formação Jurássico-Cretáceo, entre 142 e 65 milhões de anos atrás.

continua após publicidade

Professora de Geografia, Maria do Carmo Carvalho Faria - Foto - Tribuna do Norte

continua após publicidade


“Nesse período ocorreu intenso vulcanismo e derrame de lavas, originando basalto, que se espalhou por vasta área, por meio de fendas abertas na superfície terrestre. A decomposição do basalto deu origem aos solos férteis conhecidos como 'terra roxa'”, explica Maria do Carmo no tópico “solos” do atlas.O solo vulcânico, na verdade, está presente em todo o município e não apenas sob a Catedral Nossa Senhora de Lourdes no centro.

"É a nossa terra roxa", diz. Segundo a professora, esse tipo de relevo pode ser encontrado numa faixa de terras que vai do Sul do Estado de São Paulo até a região Noroeste do Paraná. Apucarana fica no meio de uma placa tectônica e um vulcão para eventualmente entrar em atividade precisaria estar entre placas tectônicas. "A pergunta sobre o 'vulcão da catedral' é muito comum e sempre aparece na sala de aula", comenta. 

ANÁLISE JURÍDICA - A professora Marli Regina Fernandes da Silva, secretária de Educação de Apucarana, afirma que a intenção do município é incluir o atlas no material pedagógico da rede municipal já em 2016. “Sou favorável à compra (do material), mas essa possibilidade está sendo avaliada pelo departamento jurídico da Prefeitura”, diz. Ela elogia o trabalho. “No currículo, os alunos estudam o município do 1º ao 5º anos, e esse atlas é ótimo, porque trabalha especificamente Apucarana. É algo inovador e que falta nas bibliotecas das escolas do município. A intenção é, sim, usá-lo no próximo ano letivo”, informa a secretária.

Leia mais matérias na edição da Tribuna do Norte deste domingo (6)

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Atlas Municipal ajuda a explicar lenda de vulcão sob a Catedral de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!