MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Filhote de macaco-prego morre em bosque de Apucarana

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Apucarana confirmou nesta segunda-feira (27) a morte de um filhote de Macaco-Prego, que havia nascido a menos de 30 dias no viveiro do Bosque Municipal de Apucarana.De acordo com Heloísa Menotti, bióloga da secre

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.04.2015, 18:11:00 Editado em 27.04.2020, 20:00:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Apucarana confirmou nesta segunda-feira (27) a morte de um filhote de Macaco-Prego, que havia nascido a menos de 30 dias no viveiro do Bosque Municipal de Apucarana.

continua após publicidade

De acordo com Heloísa Menotti, bióloga da secretaria, o filhote era um macho e, logo nos primeiros dias de vida, começou a ser carregado, durante longos períodos, pelo pai, que era o 'macho dominante' do local. No caso, o pai sendo incapaz de alimentar o filhote - Comportamento padrão da espécie -  fez com que o mesmo enfraquecesse e acabasse falecendo. "A morte neste caso obedece um ciclo natural da especie, umas vez que os próprios animais não são adaptados para serem criados em cativeiro", relatou.

Por este motivo também, biólogos do bosque nada puderam fazer para interferir na situação. Atualmente há mais de 30 macacos, da mesma espécie, vivendo no local.

continua após publicidade

A ESPÉCIE

A reprodução em cativeiro, como no caso do macaco-prego, é vista como um excelente termômetro pela profissional responsável pelo espaço, bióloga Ângela Juliana Eckardt. “Por se tratar de um espaço aberto à visitação, a procriação é para nós uma resposta positiva, de que eles estão contentes e à vontade com o tratamento recebido”, diz a especialista que atua no local há cerca de 9 meses. Segundo ela, há uma outra fêmea do viveiro – Chiquinha – também aparenta estar prenha.

O macaco-prego (Cebus apella) é um primata encontrado na natureza da Venezuela ao Rio Grande do Sul, no Brasil. Alimenta-se de frutos, nozes, sementes, flores, insetos, ovos e pequenos vertebrados. As espécies possuem uma grande variação na coloração da pelagem, variando de amarelo-claro até marrom-escuro. Podem viver em bandos de até 50 indivíduos e são considerados os primatas mais inteligentes das Américas.

continua após publicidade

É o único primata neotropical que frequentemente utiliza ferramentas em ambiente natural. As ferramentas mais comuns são pedras utilizadas para quebra de frutos encapsulados (cocos), também utilizam varetas para capturar larvas de insetos e mel de ocos de árvores, e pedras para cavar o solo em busca de raízes comestíveis.

Visitação - O Bosque Municipal Parque das Aves funciona de terça-feira a domingo, sempre das 10 às 17 horas, com entrada gratuita. Além de aves e mamíferos, o local dispõe de répteis e está localizado na Rua Clóvis da Fonseca, esquina com a Rua João Antônio Braga Cortes (próximo ao Country Clube). Mais informações e agendamento de visita monitorada pelo telefone 3424-0774 ou 3423-0142.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Filhote de macaco-prego morre em bosque de Apucarana"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!