MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Bebê morre engasgado em Apucarana

Um bebê com menos de um mês de vida morreu no início da manhã de ontem na unidade materno infantil do Hospital da Providência, em Apucarana. A criança deu entrada no hospital já desmaiada e com um quadro de engasgo. A vítima, divulgada pela assessoria de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.12.2013, 08:14:00 Editado em 27.04.2020, 20:20:36
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um bebê com menos de um mês de vida morreu no início da manhã de ontem na unidade materno infantil do Hospital da Providência, em Apucarana. A criança deu entrada no hospital já desmaiada e com um quadro de engasgo.

continua após publicidade


A vítima, divulgada pela assessoria de imprensa do hospital como Benjamim Lucca Padilha Mascarello, tinha apenas 24 dias de vida. O bebê chegou ao hospital às 6h30 já desfalecido, nos braços do pai, que não teve o nome divulgado.


A criança foi encaminhada diretamente para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal. Os médicos fizeram diversos procedimentos para reanimar a criança, inclusive com a retirada do excesso de líquido nas vias respiratórias, mas o bebê não apresentou reação. Segundo o Hospital da Providência, que gerencia o Materno Infantil, a causa da morte foi broncoaspiração, ou entrada de corpo estranho nas vias respiratórias inferiores, levando a criança ao afogamento.

continua após publicidade


Esta é a quarta morte de crianças com menos de um ano por broncoaspiração em 2013 na região. A última vítima fatal havia sido registrado em agosto. Já no ano passado foram três os bebês que faleceram em decorrência desse tipo de situação. Os dados são do Sistema de Mortalidade WEB, fornecidos pela 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana.


O médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Apucarana, Rodrigo Faria, explica que o primeiro procedimento que deve ser tomado em casos de engasgo ou afogamento de crianças é contatar o serviço de emergência. “Os pais que estiverem nessa situação devem primeiro ligar para o Samu, manter a calma e seguir as instruções dadas. Enquanto os pais ou responsáveis executam as orientações, uma ambulância estará se dirigindo ao local para prestar o atendimento. Já salvamos muitas vidas assim”.

continua após publicidade


Ele chama atenção para os cuidados que pais e responsáveis devem ter, principalmente na hora da alimentação das crianças. “É preciso sempre que o adulto responsável espere a criança arrotar após a alimentação. Esse procedimento diminui bastante as chances do leite voltar para a boca da criança e ela acabar se engasgando”.


O procedimento de praxe para a desobstrução das vias aéreas, segundo o médico, é a Manobra de Heimlich (ver infográfico).

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Bebê morre engasgado em Apucarana "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!