MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Dois bebês morrem engasgados na região

Nos últimos dias, duas famílias da região perderam os filhos ainda bebês em acidentes. O Instituto Médico Legal (IML) confirmou que duas crianças faleceram em decorrência de broncoaspiração, uma em Apucarana e outra em Ivaiporã. Caracterizado pela ingestã

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.08.2013, 08:51:00 Editado em 27.04.2020, 20:26:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Nos últimos dias, duas famílias da região perderam os filhos ainda bebês em acidentes. O Instituto Médico Legal (IML) confirmou que duas crianças faleceram em decorrência de broncoaspiração, uma em Apucarana e outra em Ivaiporã. Caracterizado pela ingestão de conteúdo gástrico ou corpo estranho, o incidente pode ser prevenido.
Em Apucarana, Bryan Ryan de Araújo Melo, com três meses e dez dias, morreu na manhã de ontem depois de engasgar com leite em casa, no Conjunto Paz e Bem. Uma equipe do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) ainda tentou socorrer o bebê, mas não obteve sucesso. No caso de Ivaiporã, a vítima foi Mateus Farias dos Santos, aos dois meses de idade. O bebê faleceu enquanto dormia entre os pais, Mauro de Lima dos Santos, de 26 anos, e Elimara Farias, 21 anos, no domingo.

Analisando superficialmente, incidentes como estes raramente resultam em morte. Segundo dados preliminares do Sistema de Mortalidade WEB, fornecidos pela 16ª Regional de Saúde (RS) de Apucarana, 3 crianças com até um ano de idade faleceram em decorrência broncoaspiracão na região no ano passado, o que representa 5% do total de óbitos registrados nessa faixa etária no mesmo período (ver infográfico). Neste ano, entretanto, já foram duas mortes, sem contabilizar a registrada ontem. No entanto, interpretar apenas os dados absolutos pode ser traiçoeiro, uma vez que esta é principal causa externa de morte de bebês na região.

continua após publicidade

continua após publicidade



INCIDENTE COMUM

A pediatra Bethina Sanches Rupolo afirma que a broncoaspiracão de leite é uma situação relativamente comum entre bebês menores de dois anos de idade. “(Isso acontece) porque existe uma imaturidade no esvaziamento do estômago, o que propicia os vômitos que chamamos refluxo gastresofágico. Caso ocorra refluxo de leite para os pulmões, o bebê pequeno não consegue tossir e expelir o conteúdo do pulmão, ocasionando a broncoaspiracão”, explica.

Para se prevenir esse tipo de situação, a médica recomenda que a cabeceira do berço do bebê seja mais alta, o que pode ser obtido colocando um tijolo de seis furos no pé do berço no local da cabeceira. “Nunca se deve deixar o bebê mamar sozinho e logo dormir. O recomentado é esperar que o bebê arrote, pois isso é sinal que o leite está descendo pelo trato digestivo”, orienta Bethina.

Prova que o caso exige cuidado, o tenente Jeferson José Rossato, do Corpo de Bombeiros em Apucarana, revela que não é raro a corporação atender esse tipo de ocorrência na região. “Quando nos comunicam de imediato, a criança é salva na maioria das vezes. Quando se demora a identificar o problema fica mais difícil, porque o bloqueio das vias aéreas impossibilita a oxigenação do cérebro”, explica. Em caso de emergência, é aplicada a manobra heimlich para desobstruir as vias aéreas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Dois bebês morrem engasgados na região"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!