MAIS LIDAS
VER TODOS

Apucarana

Especialista desvenda mitos do chocolate

O cheiro inconfundível do chocolate aguça paladares em qualquer época do ano, mas na Páscoa, com a tradição de presentear uns aos outros com o doce em forma de ovo, fica quase irresistível não provar um pedaço diante de tanta variedade disponível no me

Da Redação

·
INSTRUTOR de culinária Gervásio Tono explica que o segredo do ovo é a qualidade do chocolate
Icone Camera Foto por André Veronez
INSTRUTOR de culinária Gervásio Tono explica que o segredo do ovo é a qualidade do chocolate
Escrito por Da Redação
Publicado em 25.03.2012, 12:31:00 Editado em 27.04.2020, 20:43:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O cheiro inconfundível do chocolate aguça paladares em qualquer época do ano, mas na Páscoa, com a tradição de presentear uns aos outros com o doce em forma de ovo, fica quase irresistível não provar um pedaço diante de tanta variedade disponível no mercado. Nobre, hidrogenado ou fracionado, ao leite ou amargo, a iguaria não se rende ao patamar de sobremesa e suscita mitos sobre sua degustação desde seus primeiros consumidores, a civilização maia há mais de 3,5 mil anos.

continua após publicidade

Uma das lendas que ronda o consumo do cacau é que teria substâncias viciantes. Alguns apaixonados por chocolates se dizem chocólatras por não conseguirem ficar muito tempo sem comer ao menos um bombom, reforçando a ‘teoria’ que este vicia. No entanto, a nutricionista Mônica Vermelho Paovezzi afirma que não existem evidências comprovadas neste sentido. “O que se sabe é que o chocolate possui centenas de substâncias diferentes, entre elas as responsáveis pelo surgimento da sensação de bem-estar e relaxamento”, diz.

continua após publicidade

De acordo com a especialista, o cacau é rico em carboidratos e gorduras, que ativam a produção de serotonina e endorfina, substâncias que produzem as sensações de prazer e euforia. “Um pequeno problema é que essa sensação passa e logo o organismo pede mais chocolate para de novo sentir as mesmas sensações. Por isso, algumas pessoas acabam comentando que estão ‘viciadas’ em chocolate”, explica.

continua após publicidade

Mônica ressalta que o alimento mantém o bom humor. Ela explica que isso ocorre porque o cacau contém duas substâncias, cujos nomes são uns verdadeiros palavrões, N-leoletanolamina e N-linoleoiletanolamina, que fazem a sensação de bem-estar durar mais tempo. “Sem falar na fenilalanina e na tirosina, dois aminoácidos precursores da noradrenalina e da dopamina, outra dobradinha envolvida no estado de felicidade natural”, assinala.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Apucarana

    Deixe seu comentário sobre: "Especialista desvenda mitos do chocolate"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!