MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Arqueólogos descobrem 1º cemitério filisteu, o povo do gigante Golias 

Um cemitério - com esqueletos de pessoas que habitaram a terra há mais de 3 mil anos - foi encontrado por arqueologistas na cidade de Ascalão, em Israel. Os especialistas acreditam que a descoberta pode ajudar a desvendar vários mistérios bíblicos como a

Da Redação

·
​Esqueletos com mais de 3 mil anos podem ajudar a decifrar mistério bíblico. Foto: Tsafrir Abayov/The Leon Levy Expedition to Ashkelon
Icone Camera Foto por Reprodução
​Esqueletos com mais de 3 mil anos podem ajudar a decifrar mistério bíblico. Foto: Tsafrir Abayov/The Leon Levy Expedition to Ashkelon
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.07.2016, 15:39:00 Editado em 24.12.2016, 11:53:30
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um cemitério - com esqueletos de pessoas que habitaram a terra há mais de 3 mil anos - foi encontrado por arqueologistas na cidade de Ascalão, em Israel. Os especialistas acreditam que a descoberta pode ajudar a desvendar vários mistérios bíblicos como a história de Golias, o gigante desafiado por Davi.  

continua após publicidade

Conforme o site do canal CNN, este é o primeiro cemitério do povo filisteu já encontrado. Até então, a origem desta misteriosa população desaparecida há cerca de 2,6 mil anos, é uma das grandes incógnitas bíblicas. Esta foi a civilização originária do gigante, segundo as passagens contadas nos livros de Samuel.  

A descoberta é considerada um divisor águas na história e é resultado de mais de três décadas de exploração.  Segundo a matéria da CNN, amostras de ossos foram coletadas para testes de DNA, radiocarbono e estudos biológicos de distância. Os resultados podem ajudar a determinar as origens dessa civilização que passagens bíblicas sugerem ter vindo de Creta pelo mar.

continua após publicidade
Arqueólogos descobrem 1º cemitério filisteu, o povo do gigante Golias 
Foto por Reprodução

QUEM FOI GOLIAS - Segundo a narrativa do livro de Samuel, Golias era um homem de grande estatura da cidade de Gate, e um soldado campeão dos filisteus. Não há divergência a respeito da altura do gigante. As escrituras concordam que ele possuía a altura de seis côvados e um palmo, ou seja, 2,92 metros, sendo considerada a pessoa mais alta de quem se tem registros nas escrituras bíblicas.

“PRIVADOS DE SUA HISTÓRIA - Quem eram os filisteus? A origem deste “povo do mar” (designação igualmente atribuída aos seus contemporâneos do actual Líbano, os fenícios) é incerta. Será que eram oriundos – como mostram as suas peças de cerâmica encarnadas e negras – da civilização micénica, portanto das ilhas gregas? Ou, em vez disso, vinham de uma tribo local do deserto ou da montanha? “O certo é que eram estrangeiros nesta região semita”, onde se sabe que estiveram presentes ao longo de uma pequena faixa costeira, que vai desde a actual Gaza até Telavive, entre 1200 a.C. e 600 a.C., assegura Daniel Master.

continua após publicidade

Comerciantes e marinheiros orgulhosos, os filisteus falavam uma língua de origem indo-europeia, não praticavam a circuncisão e comiam porco e cão como testemunham ossos encontrados nas ruínas de quatro outras cidades filisteias vizinhas (Gate, Gaza, Asdode e Ecrom), que formavam a sua nação.

O termo “filisteu” designa uma pessoa sem maneiras e avessa à cultura e às artes, explica à agência Reuters. 

Fonte: AFP e Reuters

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Arqueólogos descobrem 1º cemitério filisteu, o povo do gigante Golias "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!