MAIS LIDAS
VER TODOS

Esportes

Exaltados por Ceni, analistas do SP enfrentam pressão e excesso de indicações

BRUNO GROSSI SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Não foram poucas as vezes em que Rogério Ceni exaltou o trabalho do departamento de análise de desempenho do São Paulo. A dupla Luis Felipe Batista e Raony Thadeu goza de alto prestígio com o técnico, que faz

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.06.2017, 15:55:08 Editado em 24.06.2017, 15:55:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

BRUNO GROSSI

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - Não foram poucas as vezes em que Rogério Ceni exaltou o trabalho do departamento de análise de desempenho do São Paulo. A dupla Luis Felipe Batista e Raony Thadeu goza de alto prestígio com o técnico, que faz questão de dizer que "os meninos da análise entendem muito de futebol" e ajudam demais a comissão técnica. Mas há no clube quem torça o nariz e mine os profissionais.

O departamento é algo recente no clube tricolor, iniciado na virada de 2015 para 2016. Batista foi o primeiro a chegar e o primeiro a sofrer. Fez carreira no Corinthians e, mesmo sem ter começado a trabalhar, viu conselheiros bradarem no Morumbi, protestando pelo passado ligado ao rival. Thadeu veio em 2016 e enfrentou a mesma resistência.

continua após publicidade

Há sempre alguém reclamando das origens da dupla se um reforço pouco produz, como nos casos de Robson e Jean Carlos, contratados de times da Série B no ano passado e logo dispensados.

A diretoria de futebol é defensora ferrenha do departamento, que ainda está em desenvolvimento, à espera de mais profissionais e equipamentos. Diante das reclamações vindas do Morumbi, reagem explicando que o trabalho de Batista e Thadeu vai além da observação de reforços. Acompanhar o rendimento dos atletas nos treinos e nos jogos, dissecar os adversários e auxiliar a comissão técnica na formulação de treinamentos táticos são as tarefas mais corriqueiras e determinantes do setor para que o time funcione.

No caso de possíveis reforços, ninguém é contratado simplesmente com a escolha de um dos dois. Por mais que haja consenso por um nome, ainda é preciso atender exigências financeiras do clube. Nem sempre o melhor ou o preferido, neste cenário, será contratado. O processo é longo e varia. Ceni, por exemplo, gostou de Marcinho, acompanhou jogos e pediu que a dupla finalizasse a análise antes de efetuar a contratação, que acabou saindo do papel.

continua após publicidade

Com Cueva, no ano passado, o processo foi o inverso. Os dois encontraram o peruano enquanto analisavam Buffarini a pedido de Edgardo Bauza e repassaram a informação ao técnico, que deu o aval para os dirigentes agirem.

Nas últimas semanas, entretanto, esse processo passou a ter mais envolvidos do que comissão técnica, analistas e diretoria de futebol. Conselheiros, acatando sugestões de amigos ou ofertas de empresários, repassaram dezenas de nomes para o departamento de análise com o pretexto de ajudar o São Paulo em um momento de crise. A enxurrada de pedidos, muitas vezes totalmente fora dos padrões, aumentou a carga de trabalho e dificultou a filtragem de peças que realmente atenderiam às necessidades da equipe.

No meio da turbulência, os nomes de Arboleda e Gómez foram aprovados por Ceni. Outros tantos nem sequer chegaram ao técnico.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Esportes

    Deixe seu comentário sobre: "Exaltados por Ceni, analistas do SP enfrentam pressão e excesso de indicações"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!