Empresas e o Desenvolvimento Local Regional

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia Empresas e o Desenvolvimento Local Regional

Os consumidores, de forma geral, buscam informações confiáveis nos sites das empresas. Os sites das administrações municipais, regionais e estaduais também podem funcionar como um elo para as empresas e atores em geral. Documentos importantes e regulamentos poderão ser emitidos diretamente nos sites das administrações locais, regionais o que poderá ser uma importante fonte de ganho de tempo tanto para consumidores e residentes locais, quanto para empresários que estão buscando informações, aprimorando suas ações e que precisam tomar uma decisão de onde assentar seu novo parque industrial ou abrir a nova empresa.

continua após publicidade


Assim como as empresas precisam manter sua página sempre atualizada e com informações confiáveis, as administrações locais, regionais, possuem nesses sites importante fonte de solução de problemas e de adiantamento de informações preciosas ao empresariado local, regional. Emissões de serviços e retiradas, via balcões, podem ser abreviadas, de tal forma que grande parte da documentação necessária para abertura de empresas, ou fechamento e informações das possibilidades de indução ao desenvolvimento, podem ser oferecidos via um site bem administrado de forma clara e concisa, fornecendo a maioria das informações necessárias para o bom andamento de atração de investimentos locais regionais.

O trabalho de marketing da importância à comunidade local e regional para a efervescência, aprimoramento e geração de novos negócios, podem ser oferecidos por meio de sites, citando-se as vantagens comparativas relevantes e especiais que uma região possui, frente às demais. Um banco de dados bem alimentado, mostrando setor por setor, por meio de sites ajustados e direcionados, oferecendo estatísticas ano a ano, pode ser importante para as informações de marketing local regional, funcionando como uma primeira recorrência para consultores locais. Os consultores fazem a retransmissão e disseminação dessas informações, repassadas às empresas e corporações que se interessam em instalar seu parque industrial ou novas filiais. Essas informações funcionam para o empresário como importante decisão de localização.

A decisão de localização é muito importante no realinhamento de novas perspectivas de negócios, o que também pode ser potencializado com auxílio da mídia local. Este é um importante caminho para que todos os consumidores e atores locais e regionais e, futuros investidores possam visualizar uma região com as oportunidades e possibilidades que ela oferece. O deslocamento custa caro e a economia de tempo é muito importante para consumidores e investidores.

Atrás da divulgação das vantagens comparativas, pode-se divulgar os relevantes incentivos que a administração pública local regional pode dispor na indução de novos investimentos. Regiões promissoras passam por importante relação de incentivos, aliados ao importante fator de administração e ajuste das informações locais que tendem a contribuir para decisões coletivas de investimentos. Da parte da administração pública local regional estadual podem vir: incentivos fiscais, empréstimos direcionados a alguns setores com grande poder de disseminação do desenvolvimento local regional, concessões de exploração especial de algum tipo de serviço, bem como de ajustes e de algum tipo de provisão especial para a infraestrutura necessária e, ainda concessões de terras, ou galpões industriais para instalação de segmentos especiais de negócios.

A administração local regional trabalha insistentemente sobre alguns tipos de incentivos, mas se esquece de outros que poderiam trazer importantes resultados. Como ninguém desenvolve nada sozinho, as parcerias público privadas - de forma transparente e bem reguladas - assumem capital importância. Outra importante contribuição do setor público para com o desenvolvimento empresarial é em relação ao ensino. São as instituições educacionais públicas, que oferecem a maioria dos treinamentos necessários às atuais e novas gerações de trabalhadores que incorporam as atividades econômicas em desenvolvimento, com forte atuação de nova face da atual tecnologia evolutiva. Deve-se olhar para o lado dos incentivos com carinho e dedicação, mas não se pode esquecer do lado educacional em todos seus níveis, como necessidade primordial para o fechamento de ciclos de sucesso.

O desenvolvimento local e empresarial regional exige melhorias constantes de todos os atores, das informações de marketing regional, da coordenação e cooperação de parcerias público/privadas que tendem a disseminar-se por todos os segmentos empresariais presentes. Os ajustes ciclo a ciclo são necessários, mas quando se parte de uma atmosfera positiva, resultados positivos das aptidões locais regionais, tendem cada vez mais a se sobressair, quando todos os atores trabalham juntos para um mesmo objetivo, o desenvolvimento empresarial, local e regional acontece.