EMPRESAS, EMPRESÁRIOS E DESENVOLVIMENTO

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem Ilustrativa
Imagem Ilustrativa

Os consumidores, de forma geral, buscam informações confiáveis nos sites das empresas. Os sites das administrações municipais, regionais e estaduais também podem funcionar como um elo para as empresas e atores em geral. Documentos importantes e regulamentos poderão ser emitidos diretamente nos sites das administrações locais, regionais o que poderá ser uma importante fonte de ganho de tempo tanto para consumidores e residentes locais, quanto para empresários que estão buscando informações, aprimorando suas ações e que precisam tomar uma decisão de onde assentar seu novo parque industrial ou abrir a nova empresa.

continua após publicidade


Assim como as empresas precisam manter sua página sempre atualizada e com informações confiáveis, as administrações locais, regionais, possuem nesses sites importante fonte de solução de problemas e de adiantamento de informações preciosas ao empresariado local, regional. Emissões de serviços e retiradas, via balcões, podem ser abreviadas, de tal forma que grande parte da documentação necessária para abertura de empresas, ou fechamento e informações das possibilidades de indução ao desenvolvimento, podem ser oferecidos via um site bem administrado de forma clara e concisa, fornecendo a maioria das informações necessárias para o bom andamento de atração de investimentos locais regionais.

O trabalho de marketing da importância à comunidade local e regional para a efervescência, aprimoramento e geração de novos negócios, podem ser oferecidos por meio de sites, citando-se as vantagens comparativas relevantes e especiais que uma região possui, frente às demais. Um banco de dados bem alimentado, mostrando setor por setor, por meio de sites ajustados e direcionados, oferecendo estatísticas ano a ano, pode ser importante para as informações de marketing local regional, funcionando como uma primeira recorrência para consultores locais. Os consultores fazem a retransmissão e disseminação dessas informações, repassadas às empresas e corporações que se interessam em instalar seu parque industrial ou novas filiais. Essas informações funcionam para o empresário como importante decisão de localização.

A decisão de localização é muito importante no realinhamento de novas perspectivas de negócios, o que também pode ser potencializado com auxílio da mídia local. Este é um importante caminho para que todos os consumidores e atores locais e regionais e, futuros investidores possam visualizar uma região com as oportunidades e possibilidades que ela oferece. O deslocamento custa caro e a economia de tempo é muito importante para consumidores e investidores.

Atrás da divulgação das vantagens comparativas, pode-se divulgar os relevantes incentivos que a administração pública local regional pode dispor na indução de novos investimentos. Regiões promissoras passam por importante relação de incentivos, aliados ao importante fator de administração e ajuste das informações locais que tendem a contribuir para decisões coletivas de investimentos. Da parte da administração pública local regional estadual podem vir: incentivos fiscais, empréstimos direcionados a alguns setores com grande poder de disseminação do desenvolvimento local regional, concessões de exploração especial de algum tipo de serviço, bem como de ajustes e de algum tipo de provisão especial para a infraestrutura necessária e, ainda concessões de terras, ou galpões industriais para instalação de segmentos especiais de negócios.

A administração local regional trabalha insistentemente sobre alguns tipos de incentivos, mas se esquece de outros que poderiam trazer importantes resultados. Como ninguém desenvolve nada sozinho, as parcerias público privadas - de forma transparente e bem reguladas - assumem capital importância. Outra importante contribuição do setor público para com o desenvolvimento empresarial é em relação ao ensino. São as instituições educacionais públicas, que oferecem a maioria dos treinamentos necessários às atuais e novas gerações de trabalhadores que incorporam as atividades econômicas em desenvolvimento, com forte atuação de nova face da atual tecnologia evolutiva. Deve-se olhar para o lado dos incentivos com carinho e dedicação, mas não se pode esquecer do lado educacional em todos seus níveis, como necessidade primordial para o fechamento de ciclos de sucesso.

O desenvolvimento local e empresarial regional exige melhorias constantes de todos os atores, das informações de marketing regional, da coordenação e cooperação de parcerias público/privadas que tendem a disseminar-se por todos os segmentos empresariais presentes. Os ajustes ciclo a ciclo são necessários, mas quando se parte de uma atmosfera positiva, resultados positivos das aptidões locais regionais, tendem cada vez mais a se sobressair, quando todos os atores trabalham juntos para um mesmo objetivo, o desenvolvimento empresarial, local e regional acontece.