TIM MAIA

Da Redação ·
Receba notícias no seu WhatsApp!
Participe dos grupos do TNOnline
Imagem ilustrativa da notícia TIM MAIA

Uma vida marcada pelo excesso.

continua após publicidade


Excesso de bondade e de raiva. Excesso de amor e de dor. Excesso de talento. É, este não tem um contraponto. Tim Maia, inegavelmente, era um monstro da música.

continua após publicidade


Mas acredite, se dissessem lá naquela roda de amigos que o famoso "Tião Marmita", aquele da Tijuca, Rio de Janeiro, se tornaria uma das vozes mais potentes do país, o Rei do Soul
brasileiro, ninguém acreditaria.


continua após publicidade

Essa é a história de um rapaz muito talentoso que vivia os extremos da vida. A história de Sebastião Rodrigues Maia.


Dirigido por Mauro Lima, que tem em seu currículo filmes como "Meu Nome não é Jhonny" e "Ó Paí, Ó", Tim Maia é um drama biográfico de 2014 baseado no livro "Vale-Tudo - O Som e a Fúria de Tim Maia", de Nelson Motta.

continua após publicidade
TIM MAIA
Foto por Reprodução


O elenco do filme conta com Robson Nunes e Babu Santana, como Tim Maia, Alinne Moraes, como Janaína, Laila Zaid, como Susi, Cauã Reymond, como Fábio, George Sauma, como Roberto Carlos, Luis Lobianco, como Carlos Imperial, Tito Neville, como Erasmo Carlos, e Renata Guida,
como Rita Lee.

continua após publicidade


O pequeno Sebastião tinha talento. Quando adolescente, mesmo ajudando sua mãe desde muito cedo a entregar marmitas, resolveu que queria ser músico. Aprendeu, treinou e aprimorou suas habilidades. Tião cresceu.


continua após publicidade

Quando viu que não teria muitas oportunidades no Brasil, partiu para Nova Iorque, onde foi preso e deportado de volta. Aqui, viu que as coisas tinham mudado. Seus amigos, Roberto e Erasmo Carlos, estavam no auge e ele ainda engatinhando.


Mas Sebastião deixou sua fúria sair, sua voz soar e se transformou em Tim. Depois disso, ele foi de um extremo ao outro, até o fim de sua vida.

continua após publicidade
TIM MAIA
Foto por Reprodução


Os cinquenta e poucos anos de Tim Maia, resumidos em apenas duas horas e vinte minutos, passam em um piscar de olhos. Do começo à ascensão, do fanatismo racional ao retorno de amizades, do anonimato ao palco, Tim foi extremo. Não à toa é tão aclamado por sua música.


O filme é bem escrito e anda com facilidade, as músicas, em sua grande parte, são as originais. Mas o que rouba a cena é a semelhança do ator Babu Santana com o músico, é realmente impressionante. Todo fã de sua obra, de funk, soul, MPB, de música precisam ver o longa.


Mas eu já falei demais. Hora de você ir ver o filme. Solta o som.


E não esquece do retorno.